Reis de Espanha visitam Portugal

Reis de Espanha já estão no Porto, na sua primeira visita de Estado a Portugal. Uma visita que abordará as áreas da cultura, ciência, educação e economia.

Reis de Espanha visitam Portugal
Reis de Espanha visitam Portugal. Foto: José Coelho/LUSA

Os Reis de Espanha, Filipe VI e Letizia, chegaram à Praça Humberto Delgado, frente à Câmara Municipal do Porto, eram cerca das 11h48, de hoje, 28 de novembro. No local receberam cumprimentos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e honras militares.

Depois de um encontro privado entre o Rei de Espanha e o Presidente da Republica português, Filipe VI recebeu a Chave de Honra da Cidade do Porto, e em discurso no Salão Nobre da Câmara referiu que “representa um privilégio iniciar a primeira visita de Estado a Portugal na belíssima cidade do Porto”.

Filipe VI referiu ainda que o rio Douro é um tesouro partilhado por “portugueses e espanhóis, vertendo as suas águas no Atlântico, depois de percorrer 900 quilómetros da nossa casa comum, a Península Ibérica”.

“O Douro, com efeito, é uma vertebra dos nossos dois países e desempenha um papel chave na cooperação transfronteiriça, que é crescente e que transformou a relação entre as amplas regiões limítrofes do nossos dois países de uma maneira substancial”, acrescentou o Rei de Espanha.

Filipe VI manifestou estar impressionado com a “transformação que tem vivido o Porto nos últimos anos. Uma transformação em que tem havido inteligência para saber combinar o ritmo dos tempos, para assumir plenamente a modernidade, com respeito pela história e pela tradição”.

“Um dos elementos principais que contribuiu para essa transformação é sem dúvida a pujança da Universidade do Porto e do seu parque de Ciência e Tecnologia”, referiu o Rei de Espanha, e acrescentou que terá a “oportunidade de visitar amanhã, e que fazem do Porto uma cidade empreendedora por excelência, contribuindo e dinamizando a economia e atraindo cada vez mais empresas que desejam instalar-se nesta magnifica cidade”.

O Monarca espanhol indicou que “é notável a grande quantidade de centros de investigação públicos e privados com sede no Porto, que têm acordos com as mais diversas instituições espanholas e internacionais”.

Filipe VI, referindo-se à dinâmica turística no Porto, disse: “Não posso deixar de mencionar o espetacular auge de turismo para o qual tem sem dúvida contribuído a magnifica reabilitação do centro histórico portuense, a amabilidade dos seus habitantes e a esplêndida oferta vinícola e gastronómica”.

“E o vinho do Porto, Património Mundial da UNESCO, cuja denominação de origem é a mais antiga do mundo, cumpre 260 anos e é uma referência mundial”, disse ainda o Rei de Espanha.

Os Reis de Espanha iniciaram a visita a Portugal com a receção na Câmara Municipal do Porto, seguido da visita à exposição das obras de Joan Miró, na Fundação Serralves.

No início da noite do dia 28 de novembro, os Reis de Espanha são recebidos no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, pelo Presidente da República, que oferece aos Reis um jantar de gala em sua honra. No início do jantar está previsto que discurse o Presidente da República e o Rei de Espanha .

No dia 29 está prevista, logo pela manhã (10h45), uma visita dos Reis de Espanha ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Ainda de manhã (11h30) farão uma visita ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), no Porto, e de seguida deslocam-se ao Palácio da Bolsa para o almoço oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto. Neste almoço irão estar também presentes empresários espanhóis e portugueses.

Da parte da tarde (16h00) os Reis de Espanha serão recebidos nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa pelo Presidente, Fernando Medina, onde decorrerá uma sessão solene de boas-vindas.

Ao fim do dia (20h00) os Reis de Espanha são recebidos no Palácio das Necessidades pelo Primeiro-Ministro, António Costa, para um encontro e um jantar oferecido por este em honra dos Reis de Espanha.

No dia 30 de novembro, de manhã (11h00), os Reis de Espanha irão estar numa sessão solene na Assembleia da República em sua honra, e de seguida (12h00) deslocam-se à residência do Embaixador de Espanha, em Lisboa, para um encontro com a comunidade espanhola em Portugal.

Ainda no dia 30, e antes de partirem para Espanha, visitam a Fundação Champalimaud.