Resgate médico de tripulante do Orient Lucky ao largo de Leixões

Tripulante de nacionalidade chinesa do navio de carga Orient Lucky foi resgatado pela marinha, esta madrugada. O resgate médico envolveu uma semirrígida da Capitania do Porto de Leixões e ambulância do INEM para transporte do doente ao Hospital Pedro Hispano.

Resgate médico de tripulante do Orient Lucky ao largo de Leixões
Resgate médico de tripulante do Orient Lucky ao largo de Leixões. Foto: Marinha

Uma semirrígida da Capitania do Porto de Leixões fez esta madrugada, pelas 01h30, de 24 de fevereiro, o resgate médico de um homem, tripulante do navio de carga Orient Lucky, de bandeira do Panamá, que navegava a cerca de 110 milhas a oeste do Porto de Leixões, para marina do Porto Atlântico, onde aguardava uma ambulância do INEM, que transportou o doente para o Hospital Pedro Hispano, em situação estável.

A Marinha indicou que “o alerta chegou, via telefone, a informar que um dos tripulantes, um homem de nacionalidade chinesa, com 31 anos de idade, estaria com tremores generalizados e convulsões. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) avaliou a necessidade de evacuação médica e o navio dirigiu-se para o porto de Leixões, ficando a pairar a 2 milhas náuticas a oeste do Porto de Leixões.”

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Capitania do Porto de Leixões e o INEM – CODU-Mar, coordenou com sucesso a operação de retração médica do tripulante doente.