Residência de estudantes em Carcavelos está em construção pela dst

O Projeto da Smart Studios, em Carcavelos, é uma residência para estudantes com 301 estúdios e espaços de co-living. A obra que está a ser construída pela dst,sa destina-se a servir a nova School of Business and Economic e a nova Escola de Comunicações da NATO.

Residência de estudantes em Carcavelos está em construção pela dst
Residência de estudantes em Carcavelos está em construção pela dst

O Smart Studios Carcavelos é uma residência de estudantes com 301 estúdios, com abertura prevista para o segundo semestre de 2020. Um empreendimento que está a ser construído pela empresa dst, sa.

A marca Smart Studios, criada há cerca de três anos, dedica-se ao mercado de arrendamento de estúdios acessíveis para alunos, professores e jovens profissionais, numa premissa de “all inclusive”, que promove também projetos de co-living.

Ricardo Kendall, CEO da marca, indicou que o objetivo é “colocar no mercado mais de 2700 estúdios nos próximos seis anos”, e para isso “confia em empresas parceiras, como a dst, para a materialização desse ambicioso objetivo”.

A empreitada, já se encontra em fase adiantada de execução, e prevê a construção de um edifício de raiz, com sete pisos, dois destinados a estacionamento subterrâneo. No total a área edificada será de 13.000m2.

Além dos 301 estúdios, o projeto, da autoria do atelier Pereira Miguel Arquitectos, conta com espaços de co-living com muitas áreas para estudo e vários espaços de reuniões preparados para os estudantes, mas também para o staff da nova School of Business and Economic e da nova Escola de Comunicações da NATO.

Residência de estudantes em Carcavelos está em construção pela dst
Residência de estudantes em Carcavelos está em construção pela dst. Imagem: DR

Para além da dst, sa, a empreitada conta também com a participação da dte, empresa de instalações especiais, empresa do dstgroup, que terá a seu cargo toda infraestrutura elétrica e AVAC. Adicionalmente a Revestsolutions, empresa de revestimentos, participa na execução de revestimentos e isolamentos interiores e a DRI, empresa de drenagens, revestimentos e impermeabilizações, participa na realização das diversas soluções de impermeabilização.

Uma empreitada que envolve as mais variadas competências geridas dentro dos parâmetros da metodologia 5S permitem a implementação eficiente de soluções de reengenharia fundamentais para dar cumprimento aos prazos dentro dos elevados padrões de qualidade projetados para este tipo de construção.

Para estar na vanguarda dos requisitos dos projetos de nova geração é usada a ferramenta BIM – Building Information Modeling, uma ferramenta que de forma simplificada se traduz numa construção virtual equivalente a uma edificação real. A ferramenta BIM aplicada pela dst, sa nesta empreitada pode ser utilizada para visualização tridimensional, auxiliando nas diversas decisões de projeto, comparação das várias alternativas de design e compatibilização de especialidades ocultas no habitual formato bidimensional.

A parceria entre o dstgroup e a Smart Studios é o resultado do trabalho consolidado que o grupo, liderado por José Teixeira, tem colocado ao serviço de projetos de habitação e de hotelaria de excelência e que agora a Smart Studios pretende ver replicado neste conceito inovador de co-living.

“Estou certo que as valências internas do dstgroup, o know how que detemos fruto de anos de trabalho e de dedicação, o escrupuloso cumprimento dos prazos e a ambição de fazer mais e melhor junto dos nossos parceiros de negócios foram determinantes na escolha das nossas empresas para este projeto”, referiu José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup.