Residência Universitária Milestone no Porto com 220 quartos individuais

No Polo Universitário da Asprela, Porto, surge uma nova residência universitária com 220 quartos individuais. A obra destinada ao segmento alto do mercado residencial universitário é um investimento da MILESTONE, com arquitetura, engenharia e execução da Garcia Garcia.

Residência Universitária no Porto disponibiliza 220 quartos individuais
Residência Universitária no Porto disponibiliza 220 quartos individuais. Foto: DR

A elevada procura de residência, no Porto, por muitos estudantes universitários, e o número de camas disponíveis muito inferior a essa procura, levou a MILESTONE, operador austríaco do setor das residências para estudantes, a reconhecer o potencial da região, em termos de investimento.

MILESTONE decidiu investir no Polo da Asprela da Universidade do Porto, e para isso associou-se à Garcia Garcia, a construtora nacional especializada em design and build de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais. Uma aposta no mercado hospitality, numa lógica de diversificação dos negócios. A Garcia Garcia foi responsável pela seleção do terreno, pelos projetos de arquitetura e engenharia e pela construção.

Qualidade do empreendimento

A obra agora concluída conta com 220 quartos individuais totalmente mobilados e equipados. Todos incluem uma pequena cozinha e uma casa de banho privativa. A residência conta com pátios no piso térreo e no primeiro e sexto andares destinados a momentos de lazer, salas de estudo, ginásio, lavandaria self-service e espaços multiusos. Está previsto, no futuro, uma cafetaria ou pequeno restaurante para servir os residentes.

A nova Residência Universitária Milestone tem abertura prevista para o arranque do próximo ano letivo (2019/2020), possui uma localização privilegiada, a uma pequena distância da estação de metro e de outros transportes públicos e com acesso fácil à Via de Cintura Interna. Nas imediações das faculdades de Medicina, Economia, Engenharia, Ciências da Nutrição e Alimentação, de Desporto, Medicina Dentária e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Fernando Pessoa.

O empreendimento, concebido para o segmento alto do mercado residencial, exibe uma arquitetura contemporânea com uma fachada marcada por grandes janelas. Espaços sociais e individuais flexíveis e com boa fluidez de circulação, áreas comuns amplas e diversificadas. O edifício possui dois pisos subterrâneos reservados a estacionamento.

Edifício candidato a certificação LEED

A nova residência da MILESTONE é revestida com painéis pré-fabricados em betão, que em conjunto com colunas facetadas com diferentes orientações conferiu ao edifício uma linguagem arquitetónica singular de linhas irregulares, em que a profundidade de sombras dá ao alçado uma presença figurativa. A solução pré-fabricada permitiu encurtar o prazo de execução da obra.

Concebido para minimizar a sua pegada ambiental, o edifício vai ser candidato à certificação LEED, que promove uma abordagem integrada para a construção “verde”, avaliando rigorosamente os imóveis desde a sua conceção, análise de execução, até à operacionalização ao longo da vida. Para além das grandes janelas que marcam a fachada e que permitem uma boa iluminação dos espaços, destacam-se soluções como a reutilização da água usada nos banhos para as sanitas, a escolha de equipamentos elétricos e mecânicos de elevada eficiência energética, o controlo dos caudais nas torneiras, a utilização de energias renováveis e de sistemas inteligentes para gestão de equipamentos, controlo de sistemas de ar condicionado pela abertura de janelas e recurso a revestimentos com eficiência térmica e que favorecem a iluminação natural.

A MILESTONE explora uma rede europeia de alojamento para estudantes e está presente na Áustria, Hungria e Portugal. Em Portugal o operador, que pertence ao grupo de promoção e desenvolvimento Value One, é responsável pela residência do Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa, com 122 quartos, e igualmente associado à Garcia Garcia está a construir um novo empreendimento também em Carcavelos (Lombos).

Na ficha Técnica do Projeto da Residência Universitária no Polo Universitário da Asprela consta: construção de Garcia Garcia; área de Implementação 1.725 m2; área Acima do Solo (9 pisos) com 7.440 m2; área Abaixo do Solo (2 pisos) com 3.450 m2; Cércea 30 metros; numero de Quartos 220; prazo de Obra de 16 meses; data de Início da Obra, Abril 2018 e data de Conclusão da Obra, julho 2019.