Robótica e programação animaram estudantes no Ignite Your Future no Fundão

A 4ª edição do Ignite Your Future reuniu no Fundão 120 estudantes de vários pontos do país, em atividades e exercícios nas áreas da robótica e da programação informática. O evento promove nos jovens o interesse pelas tecnologias da informação.

Robótica e programação animou estudantes no Ignite Your Future no Fundão
Robótica e programação animou estudantes no Ignite Your Future no Fundão. Foto: DR

O Ignite Your Future reuniu no Fundão, de 15 a 18 de abril, 120 estudantes do ensino secundário de vários pontos do país onde aprofundar competências de cariz tecnológico nas áreas da robótica e programação informática.

O evento organizado pela Altran Portugal, Município do Fundão, Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação de Desenvolvimento da Gardunha, e que já vai na 4ª edição, permitiu aos estudantes um programa de atividades e exercícios nas áreas da robótica e programação informática e que constituem as competências profissionais do futuro.

Célia Reis, CEO, Altran Portugal, destacou o sucesso da iniciativa que ao longo das quatro edições já levou mais de 500 jovens ao Fundão, e referiu: “O Ignite Your Future é uma excelente oportunidade de contactarmos diretamente com jovens, oriundos de todo o país, com gosto e apetência para adquirir conhecimentos no domínio das novas tecnologias.”

A CEO da Altran Portugal acrescentou: “Queremos continuar a promover o gosto pela Tecnologia, um setor que tem crescido exponencialmente nos últimos anos e, paralelamente, ajudar os jovens a escolher o seu futuro, fomentando o interesse por estas áreas. Prova disso é que alguns dos participantes de edições anteriores já tiveram oportunidade de integrar as equipas da Altran Portugal.”

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, referiu: “O Município tem realizado uma aposta contínua na área de tecnologias da informação, na captação de investimento para o concelho do Fundão, no ensino de código aos mais novos e na reprogramação profissional para áreas com maior empregabilidade”.

“O Ignite Your Future é um dos momentos em que pretendemos demonstrar aos alunos do secundário todas as potencialidades que existem na área tecnológica e todas as condições que podem encontrar na região. Ao longo de quatro dias, constrói-se uma grande proximidade a estas áreas da inovação, que irá trazer cada vez mais frutos no futuro”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal do Fundão.

Para Sílvio Mariano, Presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, “o Ignite Your Future tem a particularidade de juntar, de maneira organizada, toda a cadeia académica da UBI – colaboradores da, docentes e estudantes – com a indústria, entidades governativas e os jovens de todo o país”.

“Para a Faculdade de Engenharia, em particular para o seu Departamento de Informática, tem um valor inquestionável. Desmistifica a imagem, muitas vezes um preconceito, da interioridade do país, mostrando apenas juventude e tecnologia”, referiu Sílvio Mariano, e acrescentou: “Cabe aqui realçar os nossos parceiros, a Câmara Municipal do Fundão que não cruza os braços e tudo tem feito para que o seu concelho se desenvolva, e a Altran que apostou nesta região e que estou certo de ser já uma aposta ganha”.