Roche anuncia novo teste de diagnóstico para a COVID-19

Roche Diagnósticos anuncia a disponibilidade, até ao final do ano, de um novo teste de antigénio destinado a ajudar no diagnóstico da infeção por SARS-CoV-2. O novo teste vai permitir melhor a capacidade de combate à pandemia de COVID-19.

Roche anuncia novo teste de diagnóstico para a COVID-19
Roche anuncia novo teste de diagnóstico para a COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

A farmacêutica Roche anuncia que vai apresentar uma nova solução para o diagnóstico da infeção pela Síndrome Respiratória Aguda Grave por coronavírus (SARS-CoV-2) e desta forma aumentar a capacidade de testagem laboratorial.

O novo teste de antigénio, a ser disponibilizado no final de 2020, destina-se a ser utilizado por profissionais de saúde em ambiente laboratorial, em mercados que aceitem a marcação CE. É mais um recurso que vai complementar o já vasto conjunto de soluções inovadoras colocadas no mercado desde o início da pandemia.

Thomas Schinecker, CEO da Roche Diagnósticos, referiu: “Estamos conscientes de que os Governos e os sistemas de saúde estão sob intensa pressão para aumentar a capacidade de testagem nesta pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 para gerir de forma eficaz a propagação do vírus. Um teste de antigénio de elevado volume é mais uma solução a adicionar ao conjunto de testes inovadores para ajudar a diagnosticar a infeção pelo SARS-CoV-2. Ser capaz de identificar rápida e corretamente se alguém tem uma infeção por SARS-CoV-2 é fundamental para tomar decisões de gestão e monitorização dos doentes e conter a propagação da COVID-19. A Roche continua empenhada em apoiar Governos, profissionais de saúde e doentes para combater esta pandemia com a ajuda das nossas soluções de diagnóstico.”

Este novo teste pretende ser mais um importante contributo a adicionar ao abrangente portfólio de soluções de diagnóstico da farmacêutica Roche para ajudar os sistemas de saúde a combater a COVID-19, através de testes em laboratório e em proximidade dos doentes. As soluções incluem testes para detetar uma infeção aguda por SARS-CoV-2 como testes que medem a resposta imunitária do organismo após uma infeção ou vacinação.