Roche disponibiliza sensores implantáveis para medição da glucose

Acordo permite à Roche Diabetes Care distribuir sistema Eversense da Senseonics. O sistema consiste num sensor implantável no braço do doente diabético que monitoriza continuamente os níveis da glucose, durante 90 dias. A informação é disponível num smartphone .

Sistema Eversense que monitoriza continuamente os níveis da glucose
Sistema Eversense que monitoriza continuamente os níveis da glucose. Foto: DR

A Roche anunciou que estabeleceu um acordo exclusivo de distribuição com a empresa Senseonics para o novo sistema Eversense de monitorização da glucose. O sistema permite a monitorização contínua dos níveis de glucose até mais de 90 dias. Mas a Roche indicou ainda que está “em fase de aprovação para marcação CE uma nova versão do sensor com durabilidade até 180 dias”. Os atuais sistemas não implantáveis só permitem a medição de valores durante 7 dias.

O sensor é implantável subcutaneamente, na parte superior do braço e comunica com um transmissor recarregável e removível usado também na parte superior do braço. Os dados da glucose e tendências são disponibilizados em smartphone através de uma app Eversense.

Para além dos dados no smartphone o transmissor dispara um alarme quando os níveis de glucose estão muito altos ou muito baixos. “Estas funcionalidades fornecem às pessoas com diabetes informações importantes, em tempo real, sobre os níveis de glucose e tendências ao longo do dia, assim como dados relevantes para uma monitorização flexível, cómoda e discreta.”

Com o acordo agora estabelecido a Roche passa a ter “os direitos exclusivos de promoção, comercialização e venda do sistema implantável Eversense na Europa, Médio Oriente e África, à excepção da Escandinávia e Israel”. A Senseonics fica responsável “pelo desenvolvimento de produto, produção, controlo de qualidade e aprovação regulamentar.”

O sistema vai estar disponível “para pessoas com diabetes através de profissionais de saúde que tenham sido devidamente treinados”. A Roche indicou que já começou “a distribuição em três mercados piloto: Alemanha, Itália e Países Baixos”.

Marcel Gmuender, Global Head da Roche Diabetes Care, citado em comunicado da Roche, referiu: “Estamos entusiasmados por trazer este progresso no tratamento das pessoas com diabetes. É um excelente complemento ao nosso portfólio Accu-Chek”, e acrescentou: Estamos entusiasmados por desenvolver esta boa parceria, que formamos, com a Senseonics, e por garantir às pessoas com diabetes um mais amplo acesso à inovação”.