Rodrigo Carvalho, aluno da EPTOLIVA, premiado em Mostra de Ciência no Brasil

Rodrigo Carvalho, aluno da EPTOLIVA, conquista prémio na maior Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia da América Latina. O projeto consiste num gin obtido a partir do soro de leite de ovelha, um desperdício resultante da produção do queijo DOP Serra da Estrela.

Rodrigo Carvalho, aluno da EPTOLIVA, premiado em Mostra de Ciência no Brasil
Rodrigo Carvalho, aluno da EPTOLIVA, premiado em Mostra de Ciência no Brasil. Foto: DR

Aluno da EPTOLIVA, de Oliveira do Hospital, Rodrigo Carvalho representou Portugal na MOSTRATEC, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina e a segunda maior a nível Mundial. O jovem português com o apoio da Fundação da Juventude levou ao Novo Hamburgo, no Brasil, o projeto “BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias“.

Na MOSTRATEC, promovida pela Fundação Liberato, que decorreu de 22 a 25 de outubro, participaram jovens cientistas com 755 projetos, de 21 países, tendo o projeto de Rodrigo Carvalho obtido o segundo lugar na categoria de projetos internacionais e o terceiro lugar na categoria geral da MOSTRATEC.

O projeto “BEMBIBER” desenvolvido por Rodrigo Carvalho, e que teve a orientação da professora Honorata Pereira, consiste num gin obtido a partir do soro de leite de ovelha, um desperdício resultante da produção do queijo DOP Serra da Estrela.

O projeto foi vencedor da edição de 2019 do Concurso Nacional Jovens Cientistas, um programa que a Fundação da Juventude promove anualmente para incentivar a investigação científica dos jovens.

Rodrigo Carvalho explicou: “O soro de leite de ovelha não tem qualquer valor no mercado, acabando por ser libertado como efluente em cursos de água, provocando a poluição e a contaminação das águas. Todos os subprodutos resultantes da produção do gin foram reaproveitados e transformados em produtos com valor económico, como sejam a manteiga e o sal com aroma a queijo”.

Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, que chefiou a delegação portuguesa na MOSTRATEC referiu: “Sinto-me muito orgulhosa com estes prémios a nível internacional, são o reconhecimento do excelente trabalho realizados nas escolas em Portugal, ao nível do ensino secundário e profissional, e confirmam a qualidade dos trabalhos premiados na Mostra Nacional de Ciência”

Mostra Nacional de Ciência: Uma das maiores a nível Europeu

A Mostra Nacional de Ciência, que assinalou este ano a sua 13ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como sejam a Final Europeia, a ISEF, a MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia ou a Expo-Sciences International.