Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, eleito presidente da CRUSOE

Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, eleito presidente da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE). Trata-se de uma rede de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha.

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho
Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho. Foto: DR

A CRUSOE, constituída por 23 universidades e politécnicos do Norte e Centro de Portugal, Galiza, Castela e Leão, Astúrias e Cantábria, que engloba mais de 150 grupos de investigação e 240 mil estudantes, reuniu em plenário em Vila Real e elegeu Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho (UMinho) para presidente.

A Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa abrange um espaço de cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural, que contribui para o desenvolvimento territorial e a especialização inteligente desta macrorregião. Neste campo tem como objetivos promover atividades de investigação e inovação interinstitucional.

A CRUSOE permite constituir grupos de trabalho intersetoriais para consolidar espaços de colaboração, refletir e trabalhar na geração de projetos para a resolução de problemas estratégicos desta macrorregião, incrementar a disponibilidade de conhecimentos e a mobilidade de profissionais e desenvolver ações para promover a integração na União Europeia e a cooperação internacional para o desenvolvimento.