RY X estreia no NOS Alive 2019 a 12 de julho no Palco Sagres

Palco Sagres do NOS Alive’19 acolhe em estreia em Portugal o cantor e compositor australiano RY X. O cantor traz ao passeio Marítimo de Algés os últimos temas da edição que vai ser lançada em fevereiro.

RY X estreia no NOS Alive 2019 a 12 de julho no Palco Sagres
RY X estreia no NOS Alive 2019 a 12 de julho no Palco Sagres. Foto: DR

O australiano RY X faz a sua grande estreia em Portugal, dia 12 de julho, no NOS Alive’19. O cantor e compositor Ry Cuming sobe ao Palco Sagres onde apresenta os temas do seu último trabalho, no mesmo dia em que o palco é também ocupado por Tash Sultana, H.E.R., Cut Copy e Pip Blom.

​O músico, que vê em Pearl Jam e Jeff Buckley as suas grandes influências, tendo este último sido o responsável por Ry começar a escrever, revelou ao mundo em 2010 o álbum de estreia homónimo, ainda sob o cognome Ry Cuming. Em 2013 lança o EP “Berlin” e é com este single que entra nos tops em França, Alemanha e Reino Unido. Este tema ganhou ainda a atenção de Sam Smith, que inclusive criou uma cover com a sua versão.

Contudo, foi em 2016 que o seu percurso musical mudou de rumo, passando a assumir a alcunha RY X com a edição de “Dawn”, disco que lhe valeu potentes elogios da crítica, como é exemplo o New York Times, que garantiu “His voice is a pearly, androgynous tenor, a vessel for liquid melancholy that blurs words at the edges. He stretches pop structures with repetition that grows devotional, obsessive, hypnotic”.

Para 2019 os fãs vão contar com novidades, pois a edição do segundo longa duração já tem data marcada para dia 15 de fevereiro. Os temas do novo disco, assim como os mais antigos serão apresentados pela primeira vez em terras lusas dia 12 de julho no Passeio Marítimo de Algés.

Artistas já confirmados para o NOS Alive’19: Bob Moses (Club Set), Bon Iver, Cut Copy, Curadoria Bridgetown (Carla Prata, Dillaz, DJ Dadda, Nubai Soundsystem, Plutonio, Saint Jhn, Trace Nova e Lé Vie), Emicida, H.E.R, IDLES, Izal, Jorja Smith, Ornatos Violeta, Pip Blom, Robyn, RY X, Sharon Van Etten, Tash Sultana, The Chemical Brothers, The Cure, The Smashing Pumpkins, Vetusta Morla, Thom Yorke, Vampire Weekend, Vetusta Morla, Weezer e Xavier Rudd.