
A professora Sandra Paiva toma posse como vice-reitora para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, numa cerimónia aberta à comunidade a ocorrer no dia 18 de fevereiro, no salão nobre do edifício da Reitoria, no centro de Braga.
Sandra Paiva nasceu no Porto, em 1973. É licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto, mestre em Genética Molecular pela Universidade do Minho (UMinho) e doutorada em Ciências pela mesma Universidade, em colaboração com as universidades de Paris, Madrid e Amsterdão.
Na UMinho, Sandra Paiva é professora associada com agregação do Departamento de Biologia, investigadora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e vice-presidente da TecMinho. Foi pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação de novembro de 2021 até à data, tendo sido também vice-presidente da Escola de Ciências, membro do Conselho Geral, diretora de vários cursos e membro da direção da Rede Casas do Conhecimento, entre outros cargos.
Sandra Paiva foi professora visitante na Universidade de Califórnia em Berkeley, nos EUA, ao abrigo dos programas Fulbright e FLAD. A professora pertenceu ainda a uma rede europeia de formação avançada ITN e organiza bianualmente um curso avançado internacional para estudantes de graduação. Têm também coordenado diversos projetos de investigação, intervindo em congressos internacionais, publicado em revistas científicas de referência e coorganizado eventos de divulgação de ciência, como a Noite Europeia dos Investigadores e a Festa da Ciência. Recebeu o American Club Annual Award em 2001.