Santuário de Fátima promove visita a exposição com orador D. António Marto

Primeira visita à exposição temporária comemorativa do centenário da primeira escultura de “Nossa Senhora de Fátima - Vestida de Branco” decorre dia 1 de julho. O orador da visita é o cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima.

Santuário de Fátima promove visita a exposição com orador D. António Marto
Santuário de Fátima promove visita a exposição com orador D. António Marto. Foto: © Rosa Pinto

O Santuário de Fátima promove no dia 1 de julho, a primeira visita temática à exposição temporária comemorativa do centenário da primeira escultura de “Nossa Senhora de Fátima – Vestida de Branco”. A exposição, ao longo de sete núcleos, convida a refletir sobre a relação entre arte e devoção, num diálogo permanente entre arte antiga e arte contemporânea, tradição e inovação.

A exposição recorre a peças de valor histórico e artístico do espólio do Museu do Santuário de Fátima, como de outras instituições museológicas e diferentes organismos eclesiais, através da linguagem da museologia é dado ao visitante conhecer o processo histórico e artístico de criação e fixação do modelo oficial da Imagem que se venera na Capelinha das Aparições, as interpretações devocionais e artísticas que lhe são devedoras, assim como os mitos, desafios e herança de um dos símbolos maiores da iconografia mariana, numa experiência simultaneamente formativa e de fruição estética das múltiplas formas com as quais as diferentes épocas históricas vestiram a Virgem Maria.

Uma iniciativa que tem como objetivo “interpretar algumas peças ou núcleos da exposição a fim de que possam fazer-se ainda mais portadoras de conteúdos aos visitantes que gostem de aprofundar temas da arte mariana”, explicou Marco Daniel Duarte, comissário da exposição, citado em nota da Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

A primeira visita estava planeada para a primeira quarta-feira do mês de maio, mas devido às restrições motivadas pela pandemia de COVID-19, está reagendada para 1 de julho, pelas 21h15.

“As exposições que o Museu do Santuário de Fátima leva a cabo proporcionam toda uma experiência de contemplação e de aprendizagem, que levam os peregrinos e outros visitantes do Santuário de Fátima a compreenderem a história e a memória de Fátima e, não menos importantes, da própria cultura cristã nos tempos em que vivemos”, esclareceu Marco Daniel Duarte.

A Sala de Imprensa do Santuário de Fátima referiu que as visitas temáticas vão cumprir os requisitos de segurança exigidos para os espaços museológicos. A parte respeitante à intervenção do orador será realizada na Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. Este espaço é suficientemente amplo para permitir os necessários distanciamentos em ordem à segurança dos participantes. A entrada é feita pelas escadas de acesso a esta galilé, pelo lado norte. A participação da visita exige o uso de máscara de proteção.

O orador da visita é D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, que convida os participantes a refletir sobre “Tota pulchra”: a beleza de Maria – a propósito da temática da exposição.

António Augusto dos Santos Marto nasceu a 5 de maio de 1947, em Tronco, concelho de Chaves. Estudou nos Seminários de Vila Real e do Porto, sendo ordenado padre em Roma no ano de 1971, como presbítero da Diocese de Vila Real. Estudou Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde fez o doutoramento.

Desde 1977 exerceu atividade docente em diversos âmbitos. Foi professor de diversas áreas da teologia no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas (Porto), no Centro de Cultura Católica (Porto), na Faculdade de Teologia e na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Porto). É membro da Sociedade Científica da Universidade Católica.

A 10 de novembro de 2000 foi nomeado bispo, tendo escolhido o seguinte lema episcopal: “Servidores da vossa alegria” (2Cor 1,24). Foi bispo auxiliar de Braga de 2001 a 2004 e Bispo de Viseu desde então até 22 de abril de 2006, data em que recebeu a nomeação para Bispo de Leiria-Fátima. Entrou nesta diocese no dia 25 de junho de 2006.

De abril de 2014 até junho de 2020 foi Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Função que também exerceu durante o triénio 2008-2011. Desde junho de 2020 é vogal do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

A 20 de maio de 2018 foi nomeado Cardeal pelo Santo Padre, Papa Francisco, tendo sido elevado ao cardinalato a 28 de junho de 2018, na Basílica de São Pedro, em Roma.

Em harmonia com o calendário estabelecido pelas autoridades, os espaços museológicos do Santuário reabriram ao público no passado dia 19 de maio, com novos horários e regras de higiene e segurança bem definidas. Para esta reabertura gradual, o Santuário de Fátima definiu estritas medidas de prevenção do contágio da COVID-19, com indicações e recomendações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória, distanciamento físico, monitorização dos sintomas e proteção individual, junto dos seus colaboradores e nos diversos espaços informativos ao peregrino de que dispõe, esclareceu a Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Estão agendadas ainda mais três visitas temáticas:

5 de agosto, Singularidades das representações da Virgem Maria nas diferentes épocas históricas — a propósito do Núcleo I da Exposição por Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima;

2 de setembro, Desafios à conservação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima — a propósito do Núcleo VII da Exposição, por Ana Rita Santos, Coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Património do Santuário de Fátima;

7 de outubro, A Imagem de Nossa Senhora de Fátima: da criação à difusão de uma nova forma de representar a Virgem Maria – a propósito Núcleo V da Exposição, por Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima.