Satélite Aeolus da ESA vai medir os ventos

O satélite Aeolus da ESA vai para o espaço no dia 21 de agosto. O novo satélite do programa Earth Explorer vai equipado com avançada tecnologia de medição dos ventos, numa missão para tornar mais precisas as previsões meteorológicas.

Satélite Aeolus da ESA vai medir os ventos
Satélite Aeolus da ESA vai medir os ventos. Foto: ESA

No dia 21 de agosto deve partir para o espaço o mais recente satélite do programa Earth Explorer da Agência Espacial Europeia (ESA, da sigla em inglês). A equipa do porto espacial europeu na Guiana Francesa já se despediu do satélite Aeolus, encontrando-se agora já dentro da unidade que vai ser acoplada ao foguetão Vega.

O Aeolus chegou ao local de lançamento no início de julho, e a partir daí, foi exaustivamente testado e abastecido com hidrazina, o propelente usado nos satélites artificiais.

O satélite Aeolus tem como missão preencher uma lacuna do conhecimento de como o nosso planeta Terra funciona, e com recurso a nova tecnologia vai observar o planeta do espaço.

O instrumento Aladin, que equipa o satélite, inclui tecnologia laser revolucionária para gerar pulsos de luz ultravioleta que são enviados para a atmosfera para formar o perfil dos ventos em torno da Terra, o que é uma abordagem completamente nova para medir o vento a partir no espaço. Assim, o Aeolus vai dar resposta às necessidades da Organização Meteorológica Mundial que tem indicado a falta de medições globais diretas do vento como um dos maiores déficits do Sistema Global de Observação.

O Aeolus vai com o instrumento Aladin, fornecer aos cientistas as informações necessárias para entenderem como o vento, a pressão, a temperatura e a umidade estão interligados. Mas o Aeolus vai também fornecer dados sobre como o vento influencia a troca de calor e humidade entre a superfície da Terra e a atmosfera, que são aspetos importantes para o entendimento das mudanças climáticas.

A ESA indicou que embora as previsões meteorológicas tenham avançado consideravelmente nos últimos anos, a Aeolus vai fornecer perfis de vento globais para melhorar ainda mais a precisão das previsões. Os dados vão ser usados em modelos de qualidade do ar para também melhorar as previsões de poeira e outras partículas transportadas pelo ar que afetam a saúde pública.

A missão da Aeolus vai não só permitir outra compreensão da dinâmica atmosférica, mas vai também vai fornecer informações que são necessárias para melhorar as previsões meteorológicas.

O instrumento Aladin vai permitir sondar os 30 quilómetros mais baixos na atmosfera para fornecendo os perfis de vento, aerossóis e as nuvens ao longo do caminho orbital do satélite, utilizando um sistema de laser que emite pulsos curtos e potentes de luz ultravioleta na atmosfera.

O sistema recolhe a luz que é retrodifundida por moléculas do ar, partículas de poeira e gotículas de água. O recetor analisa o desvio Doppler do sinal de retroespalhamento para determinar a velocidade e a direção do vento em várias altitudes abaixo do satélite.