Secretário-Geral da ONU condena ataque do Irão a Israel e apela à cessação imediata das hostilidades

Secretário-Geral da ONU condena ataque do Irão a Israel e apela à cessação imediata das hostilidades.
Secretário-Geral da ONU condena ataque do Irão a Israel e apela à cessação imediata das hostilidades. Foto: © ONU

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, condenou ataque do Irão a Israel e apelou à máxima contenção por parte de todas as partes e alertou que “nem a região nem o mundo podem permitir-se outra guerra”.

O Secretário-Geral da ONU fez um apelo “à cessação imediata destas hostilidades”, e disse estar profundamente preocupado considerando o perigo muito real de uma escalada devastadora em toda a região, e por isso afirmou: “Exorto todas as partes a exercerem a máxima contenção para evitar qualquer ação que possa levar a grandes confrontos militares em múltiplas frentes no Médio Oriente”.

Também, o Presidente da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis, expressou profunda preocupação com o desenrolar da situação no Médio Oriente, “envolvendo o lançamento pelo Irão de drones e mísseis contra Israel”.

Dennis Francis observou que o Irão explicou a sua ação “no contexto do artigo 51.º da Carta das Nações Unidas, na sequência do recente ataque israelita à Embaixada iraniana em Damasco”.

“A resposta iraniana agrava a já tensa e delicada situação de paz e segurança no Médio Oriente”, disse o Presidente da Assembleia e apelou veementemente a todas as partes para que exerçam a máxima contenção para evitar uma nova escalada de tensão na região.

“Este é um momento que exige um julgamento sábio e prudente, em que os riscos e os riscos estendidos sejam considerados com muito cuidado. Espero que as autoridades iranianas honrem a sua palavra de que, com a sua ação hoje, o assunto pode ser considerado concluído”, disse Dennis Francis.

“Um ciclo vicioso de ataque e contra-ataque não levará a lugar nenhum, mas inevitavelmente, a mais mortes, sofrimento e miséria”, afirmou o Presidente da Assembleia Geral da ONU.