Semana Europeia do Desporto 2017 em Lisboa

Lisboa assinala a Semana Europeia do Desporto, de 23 a 30 de setembro, com diversas atividades em vários locais da cidade e para todas as idades. O lema é ‘#BeActive’.

Semana Europeia do Desporto 2017 em Lisboa
Semana Europeia do Desporto 2017 em Lisboa. Foto: DR

A Semana Europeia do Desporto, que vai na terceira edição, é uma iniciativa da Comissão Europeia, que se realiza de 23 a 30 de setembro. Em Lisboa, são várias as iniciativas ligadas à Semana Europeia do Desporto, que de forma gratuita toda a população pode participar, independentemente da idade.

Nesta terceira edição o lema é #BEACTIVE. A Câmara Municipal de Lisboa em colaboração com o Movimento Associativo da cidade e em articulação com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, organiza durante a semana vários eventos “que pretendem dar a conhecer múltiplas modalidades desportivas, incentivando a população à prática regular da atividade física e a hábitos de vida saudáveis.”

Durante os oito dias, o Município de Lisboa “reúne mais de 20 parceiros na promoção de 300 ações e eventos desportivos, com o propósito de transmitir todas as vantagens físicas, psicológicas e sociais que a atividade física e o desporto proporcionam.”

O programa da Semana Europeia do Desporto, em Lisboa, inclui várias modalidades e atividades abertas à experimentação, tais como: judo, dança, jiu jitsu, hóquei, yoga, xadrez, karaté, ténis, zumba, entre outras, e vários eventos de referência nacional e internacional, como: a mítica ‘Subida à Glória’, a ‘Lisboa Classic Regata’, o ‘Portugal Open de Dança Desportiva’, a ‘Corrida Global Energy’, o ‘Torneio Internacional Woman Handball Lisbon Cup’ e várias atividades lúdicas dinamizadas pelo programa municipal ‘Lisboa Vai ao Parque’, a decorrer nos jardins e parques da cidade, entre muitas outras iniciativas.

No último dia da Semana Europeia do Desporto, 30 de setembro (sábado), a sessão de encerramento realiza-se no Terreiro do Paço, onde diversas atividades desportivas estão à disposição da população, incluindo desporto adaptado, destacando-se a ‘Corrida Be Active’ e o ‘Dança Lisboa’.

Programa da Semana Europeia do Desporto 2017 em Lisboa.