Seminário “Imagens do Egito na arte e na literatura de língua portuguesa” no Paço Ducal de Vila Viçosa

Centros de História, de Estudos Comparativistas e Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e Museu-Biblioteca da Casa de Bragança organizam seminário "Imagens do Egito na arte e na literatura de língua portuguesa", no dia 16 de setembro no Paço Ducal de Vila Viçosa.

Seminário
Seminário "Imagens do Egito na arte e na literatura de língua portuguesa" no Paço Ducal de Vila Viçosa. Foto: Rosa Pinto

No próximo dia 16 de setembro decorre no Paço Ducal de Vila Viçosa o seminário “Imagens do Egito na arte e na literatura de língua portuguesa”, organizado pelos Centros de História, de Estudos Comparativistas e Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa em parceria com o Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, a partir das 09h30.

A investigação do Prof. Doutor Rogério Sousa sobre a viagem da Família Real pelo Mediterrâneo, em 1903, materializada na exposição e respetivo catálogo, revelou uma relação com o Egipto bem mais rica que o estimado. É assim sentido como oportuno e muito bem-vindo este seminário que permite novos olhares e leituras sobre a presença do Egipto na produção artística lusa.

Outros temas que também serão abordados como “O Egipto e as origens da pintura nos tratados do renascimento”, por Joaquim Caetano, do Museu Nacional de Arte Antiga, “Cousas do rio Nilo”: o Egipto nas letras portuguesas dos séculos XVI e XVII, por Isabel Almeida do CEC-ULisboa/FLUL, “Imagens do Egipto na azulejaria portuguesa”, da responsabilidade de Rosário Salema de Carvalho, da ARTIS-IHA/FLUL, “A múmia egípcia de Fradique Mendes”, por Rita Patrício do CEComp/FLUL e “Diante da Esfinge: o Egipto na obra de Clarice Lispector”, apresentado por Carlos Mendes de Sousa, do CEHUM/ELACH-UMinho.

As inscrições pode ser feitas através do email: gate.prIests21@gmail.com.