Serra de Sintra com trânsito condicionado

Acesso de trânsito ao perímetro da Serra de Sintra está proibido. A interdição de 26 a 28 de julho é devida ao estado de alerta de risco elevado de incêndio rural. Uma medida para preservar a Serra de Sintra, Paisagem Cultural Património Mundial da UNESCO.

0
Serra de Sintra com trânsito condicionado
Serra de Sintra com trânsito condicionado. Foto: © Rosa Pinto

É interdito o trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra das 00h00 de dia 26 de julho (domingo) e as 23h59 de 28 de julho (terça-feira), prolongando o condicionamento, atualmente, em vigor, determinado pela Câmara Municipal de Sintra.

As medidas adotadas são uma consequência de:

1.Estar em vigor o Estado de Alerta Especial Nível LARANJA, do SIOPS para o DECIR, no distrito de Lisboa. Enquanto se prevê para o concelho de Sintra o Risco de Incêndio Rural MUITO ELEVADO, nos dias 26 e 27 de julho e ELEVADO no dia 28 de julho;

2.Estar-se dentro do Período Crítico de Incêndios Rurais que decorre até 30 de setembro;

3.Estarem reunidas as condições para que sejam fechadas as cancelas, sem dependência de prévia determinação ou Despacho, uma vez que o IPMA prevê o Risco de Incêndio Elevado

4.Estarem conjugadas as condições meteorológicas, segundo a metodologia aprovada pela Câmara Municipal de Sintra por unanimidade, que implicam acionar a interdição de trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra;

5.O Grupo de Risco ter dado parecer favorável, por unanimidade, à interdição de trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra;

6.Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adoção de medidas adequadas no âmbito da Proteção Civil;

7.Urge preservar a Serra de Sintra, Paisagem Cultural Património Mundial UNESCO, e defendê-la para as gerações vindouras.

A Câmara Municipal de Sintra indicou que no perímetro florestal da Serra de Sintra passa a vigorar: proibição de circulação, estacionamento e permanência de viaturas no interior do perímetro florestal. Exceto para veículos de moradores e de empresas aí sediadas, transportes públicos de passageiros (todos os veículos titulares de alvará emitido pelo IMT que realizam o transporte de passageiros), veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

De forma a melhorar a mobilidade e a responder às necessidades de quem visita Sintra, a Câmara Municipal de Sintra informou que é disponibilizado transporte gratuito dos dois parques de estacionamento periféricos, localizados na Portela de Sintra e na Cavaleira, para a estação de comboios de Sintra. Já na estação de comboios, terá acesso aos serviços de ligação aos pontos de interesse turístico da região.

A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Assim, a Câmara Municipal de Sintra considera fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.

A Câmara indicou que esta interdição pode ser prolongada caso se mantenha a situação de risco de incêndio elevado ou superior. Adicionalmente, a situação de interdição do trânsito nas vias municipais do Perímetro da Serra de Sintra, será avaliada, de 12 em 12 horas, sendo a interdição agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!