Serralves leva exposição à Galeria Municipal de Matosinhos

Peças das coleções da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação de Serralves em exposição Galeria Municipal de Matosinhos. "Mesa dos sonhos – Duas Coleções de Arte Contemporânea” com trinta obras de trinta artistas.

Serralves leva exposição à Galeria Municipal de Matosinhos
Serralves leva exposição à Galeria Municipal de Matosinhos. Foto: DR

A exposição “Mesa dos Sonhos”, organizada pelo Museu de Serralves com curadoria de João Silvério, mostra a partir de 18 de maio e até 14 de setembro de 2019, na Galeria Municipal de Matosinhos, um conjunto impressionante de trabalhos de artistas como Alberto Carneiro, Alicia Framis, Ana Jotta, Blinky Palermo, Dimitrije Basicevic Mangelos, Helena Almeida, James Lee Byars, João Queiroz, Joel Fisher, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Leonor Antunes, Luísa Correia Pereira, Marcelo Cidade, Pedro Cabrita Reis e Silvia Bächli.

A exposição reúne pela primeira vez peças das coleções da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação de Serralves, e para título “recupera o nome de um poema de Alexandre O’Neill”. Uma exposição que coloca a Galeria Municipal de Matosinhos “como um lugar de encontro, de convívio, de confronto, de comunhão e de deriva, trazendo à luz do dia, e partilhando com o grande público, algumas obras-primas da arte contemporânea internacional”.

Com as trinta obras de outros tantos artistas a “Mesa dos sonhos – Duas Coleções de Arte Contemporânea” leva a “estabelecer diálogos e confrontos entre diferentes modos de produção e de pensamento artístico. Postos em diálogo, os dois acervos convocam o visitante a penetrar uma pluralidade de universos e de questões estéticas, políticas e poéticas”.

Com a vinda da exposição a Matosinhos é inaugurado o circuito de itinerância desta exposição produzida pela Fundação de Serralves, que também tem à sua guarda a coleção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. “Mesa dos sonhos” inclui diferentes meios de expressão plástica e visual, como a escultura, pintura, desenho e instalação, mas também objetos comuns que transitaram para a esfera da arte.

A exposição “Mesa dos sonhos” sucede na programação da Galeria Municipal de Matosinhos à mostra “Uma Coisa/One Thing”, de José Pedro Croft. O espaço expositivo, inaugurado em 2005, tem desenvolvido um programa intenso e de grande qualidade, tendo acolhido nos últimos anos vários projetos, incluindo: de Júlio Pomar; Júlio Resende; Fernando Lanhas; Jorge Pinheiro; Julião Sarmento; Alberto Carneiro; Ângelo de Sousa; Ruy Anahory; Zulmiro de Carvalho; Luís Ferreira Alves e Álvaro Siza Vieira.