Serviços Cloud com crescimento elevados em 2024

Gestão de Soluções Multicloud centradas em FinOps, Soberania dos dados e Aplicações Cloud-Native, apresentam-se como as principais tendências Cloud para 2024. Especialista da TOTALSTOR, a RICOH Company descreve as tendências.

Serviços Cloud com crescimento elevados em 2024
Serviços Cloud com crescimento elevados em 2024. Foto: Rosa Pinto

Quando se aproxima um novo ano as empresas elaboram ou analisam estudos sobre tendências. A TOTALSTOR, a RICOH Company, cita as previsões da Gartner para abordar que a adoção dos serviços Cloud irá continuar a desempenhar um papel central nas estratégias empresariais.

A evolução dos serviços Cloud é conduzida pela crescente necessidade de responder às necessidades dos negócios e pelas inovações que moldam o nosso mundo digital, indica a TOTALSTOR.

Dados divulgados recentemente indicam um crescimento em todos os setores do mercado Cloud em 2024, e é previsto que o segmento de Infrastructure-as-a-service (IaaS) tenha o maior crescimento de gastos por utilizador final em 2024, com 26,6%, seguido pelo platform-as-a-service (PaaS) com 21,5%.

O gasto total do utilizador final com serviços de cloud pública em todo o mundo terá um aumento previsto de 20,4%, totalizando 678,8 mil milhões de dólares em 2024, em comparação com os 563,6 mil milhões de dólares em 2023, como aponta a mais recente previsão da Gartner.

Perante este cenário entusiasmante, mas ao mesmo tempo desafiador, o Grupo RICOH, empresa tecnológica global, partilha através do especialista Hugo Silva – Cloud Leader da TOTALSTOR, a RICOH Company, as tendências que prometem marcar o próximo ano no mercado Cloud:

Cloud híbrida e estratégias multicloud: Soluções de Cloud híbrida e multicloud ganham popularidade, permitindo às empresas utilizar recursos de forma flexível, aproveitando as vantagens específicas de cada tipo de solução para otimizar o desempenho, a segurança e a eficiência operacional. “O potencial destas soluções será melhor aproveitado quando as organizações contam com parceiros especializados, que possam colocar em prática uma estratégia centrada em FinOps, garantindo uma compreensão mais abrangente dos custos associados aos recursos Cloud ”, afirma o especialista.

Aplicações cloud-native: Na era cloud-native, a modernização de aplicações já não é uma opção, mas uma necessidade, as empresas pedem aplicações ágeis, seguras e úteis em todo o seu ciclo de vida. “O desenvolvimento de software continua a evoluir para plataformas de orquestração de contentores como o Kubernetes, facilitando a gestão do ciclo de vida de aplicações cloud-native”, acrescenta. Este método permite melhorias modulares sem afetar a aplicação completa, garantindo estabilidade e atualizações quase impercetíveis para os utilizadores finais.

Infraestrutura cloud em tempo-real: De encontro à necessidade de aceder rapidamente à informação e de aplicações que possibilitam executar as operações críticas de forma mais eficiente, as empresas vão procurar adotar este tipo de soluções, que permite processar e analisar data em tempo-real, facilitando tomadas de decisão e a eficiência das operações.

Infraestrutura cloud sustentável: O investimento em infraestruturas energeticamente mais eficientes é não só uma tendência como uma necessidade perante o desafio de controlar o impacto ambiental causado por estas grandes estruturas tecnológicas, reduzindo a pegada de carbono.

AI as a Service: A oferta de serviços aprimorados pelas capacidades de IA será uma realidade. A crescente disponibilidade destes serviços na cloud promete impulsionar a adoção generalizada de tecnologias de inteligência artificial, democratizando o acesso a recursos avançados para todo o tipo de organizações ao permitir integrar este tipo de soluções sem os avultados investimentos em infraestrutura própria.

Privacidade na cloud: A proteção da informação dos clientes permanece uma prioridade. Os provedores de serviços cloud continuarão a investir no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções destinadas a enfrentar os desafios crescentes no âmbito da privacidade. “Garantir a soberania dos dados, compreendendo quem pode ter acesso aos dados e onde esses dados estão armazenados, será uma necessidade de cada vez mais organizações. Neste contexto, contar com um parceiro que possa fornecer-nos soluções locais, garantindo que maximizamos o uso de cada uma das possibilidades (cloud pública, privada ou híbrida) será essencial” defende o especialista.

Segurança e resiliência: A necessidade de proteger as infraestruturas é crescente e os provedores de serviço vão continuar a investir na segurança e recuperação de sistemas que permitam às organizações manter a operação.

“A evolução constante nas tecnologias cloud computing possibilita às empresas que abracem as mudanças e planeiem os seus investimentos, uma vantagem competitiva diferenciadora. No contexto desafiante em que nos encontramos, surge uma oportunidade única para investir na inovação, alcançar o sucesso no mundo digital em rápida transformação, sendo, dessa forma uma das chaves para o sucesso empresarial” conclui Hugo Silva.