‘Silêncio’ de Martin Scorsese inspira programação do Museu do Oriente

‘Silêncio’, a mais recente obra do realizador norte-americano Martin Scorsese, sobre a tumultuosa história do Cristianismo no Japão, é pretexto para um conjunto de iniciativas gratuitas no Museu do Oriente, de 11 a 28 de janeiro.

‘Silêncio’ de Martin Scorsese inspira programação do Museu do Oriente
‘Silêncio’ de Martin Scorsese inspira programação do Museu do Oriente. Foto: © Kerry Brown

Programação do Museu do Oriente é, no mês de janeiro, inspirada na obra do realizador norte-americano Martin Scorsese, o ‘Silêncio’. As iniciativas são centradas no contexto histórico e religioso do relacionamento entre Portugal e o Japão.

As iniciativas são organizadas em parceria pela Fundação Oriente, a Companhia de Jesus em Portugal e a NOS Audiovisuais, e iniciam-se com a conferência ‘Portugal e o Japão: história de um sucesso mal sucedido’, no dia 11 de janeiro, às 18h00, com a participação do Padre José Frazão (Provincial dos Jesuítas), do historiador João Paulo Oliveira e Costa e de Clara Ferreira Alves (jornalista), com moderação de Joaquim Franco (jornalista).

Três visitas guiadas à exposição ‘Presença Portuguesa na Ásia’ – a 14, 21 e 28 de janeiro, às 16h00. As peças selecionadas servem de ponto de partida para explorar diferentes perspetivas da história do relacionamento Portugal-Japão e o seu legado.

A primeira visita, orientada pelo Padre António Júlio Trigueiros, é subordinada ao tema ‘Xavier – o começo da missão no Japão’, seguindo-se ‘Presenças jesuítas na colecção do Museu do Oriente’ orientada por Joana Belard da Fonseca, do Museu do Oriente e a terceira visita ‘O Cristianismo no Oriente’ orientada pelo historiador João Paulo Costa.

‘Silêncio’ remonta ao século XVII, quando dois padres jesuítas portugueses – Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe – viajam até ao Japão, sob ordens da Igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira, que alegadamente cometeu apostasia.

Nas terras nipónicas sob o regime do Xogunato Tokugawa, que baniu o Catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos cristãos japoneses pela mão do seu próprio Governo. Eventualmente, o par separa-se com Rodrigues a viajar até ao campo, interrogando-se sobre o silêncio de Deus face ao sofrimento dos seus filhos.

O filme ‘Silencio’ estreia a 19 de janeiro, em Portugal, e é uma adaptação do romance homónimo de Shusaku Edo, com Liam Neeson, Andrew Garfield e Adam Drive no elenco.

‘SILÊNCIO’
 Programa em torno do filme de Martin Scorsese
 11 janeiro a 28 janeiro
 Gratuito

Conferência ‘Portugal e o Japão: história de um sucesso mal sucedido’
11 de janeiro
Horáro: 18H00
Entrada gratuita, mediante inscrição
Oradores:
Padre José Frazão (Provincial dos Jesuítas)
João Paulo Oliveira e Costa (historiador)
Clara Ferreira Alves (jornalista)
Moderação de Joaquim Franco (jornalista)

Visitas Guiadas
14, 21 e 28 de janeiro
Horário: 16H00
Gratuito, mediante levantamento do bilhete no dia da visita e no máximo de dois por pessoa.

14 janeiro | ‘Xavier – o começo da Missão do Japão’
Visita guiada pelo Padre António Júlio Trigueiros

21 janeiro | ‘Presenças Jesuítas na coleção do Museu do Oriente’
Visita guiada por Joana Belard da Fonseca (Museu do Oriente)

28 janeiro | ‘O Cristianismo no Oriente’
Visita guiada pelo historiador João Paulo Oliveira e Costa

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa