Síndrome de Charles Bonnet afeta pessoas com perda de visão

Síndrome de Charles Bonnet provoca alucinações visuais em pessoas com perda de visão. O tratamento recorre a fármacos e apoio psicológico, mas o diagnóstico só pode ser feito através da descrição do doente junto do médico, e não por outros exames.

Pedro Esteves, psiquiatra, membro da direção da Associação Cérebro & Mente
Pedro Esteves, psiquiatra, membro da direção da Associação Cérebro & Mente. Foto: DR

A Síndrome de Charles Bonnet carateriza-se pela presença de alucinações visuais simples (linhas, flashes de luz) ou complexas (pessoas, animais) em pessoas com défice visual grave ou cegas. Estima-se que afete entre 10% a 40% dos adultos que passam por perdas significativas de visão. A valorização dos sintomas junto do médico é essencial para a redução do transtorno emocional causado por esta doença.

Na maior parte das vezes, os doentes relatam alucinações silenciosas e coloridas que envolvem rostos, desenhos e objetos. As pessoas que o doente vê, em geral, são mudas ou não emitem som. Estas alucinações podem durar minutos ou até horas.

O doente geralmente tem consciência que as alucinações não são reais. A causa da doença está relacionada com a ausência de informação visual que chega ao cérebro, o que o leva a criar as suas próprias imagens.

Esta síndrome não pode ser diagnosticada com recurso a exames. A sua deteção depende do reconhecimento dos sintomas junto do médico. O tratamento deve contemplar medicação e acompanhamento psicológico.

A síndrome de Charles Bonnet é um dos temas em discussão no 8º Encontro Internacional Psicogeriátrico que vai decorrer de 2 a 4 de novembro, no Hotel Dom Pedro Golf, em Vilamoura.

Autor: Pedro Esteves, psiquiatra, membro da direção da Associação Cérebro & Mente

A Associação Cérebro & Mente tem como principal objetivo promover a saúde mental na população.