Sistema Inovador de diagnóstico da Apneia do Sono desenvolvido em Coimbra

Tecnologia da Sleep Apnea ID, em desenvolvimento por investigadores, na Universidade de Coimbra, vai permitir o diagnóstico precoce da Apneia Obstrutiva do Sono e acompanhamento do tratamento de forma simples e confortável para o doente. O projeto tem o apoio do Inov C.

Sistema Inovador de diagnóstico da Apneia do Sono desenvolvido em Coimbra
Sistema Inovador de diagnóstico da Apneia do Sono desenvolvido em Coimbra. Foto: © Rosa Pinto

O diagnóstico da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é atualmente feito, em 95% dos casos, com recurso a um estudo cardiorrespiratório domiciliário ou através da polissonografia, um estudo mais completo realizado em contexto hospitalar.

Mas encontram-se “muitos doentes de fronteira, em que nem o diagnóstico clínico nem a polissonografia dão uma resposta clara, pelo que um biomarcador será importante para confirmar e antecipar o diagnóstico”, esclareceu Ana Rita Álvaro, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra.

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra e o Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estão a trabalhar com o objetivo de descobrir um biomarcador para a apneia do sono, ao mesmo tempo que investigam a relação entre a doença e o envelhecimento.

Cláudia Cavadas, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), da Universidade de Coimbra esclareceu: O Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono constitui uma das perturbações do sono mais comuns, tendo como consequências uma sonolência diurna elevada, que diminui o bem-estar, e o aparecimento de doenças crónicas como diabetes, doenças cardiovasculares e demência.”

A investigadora lembrou ainda que é estimado “que 80-90% dos casos de SAOS não tenham sido ainda diagnosticados, e, como tal, não estejam a ser devidamente acompanhados e tratados”.

O projeto arrancou em 2016 e foi recentemente contemplado com uma Bolsa de Prova de Conceito, atribuída pelo Inov C. A Bolsa atribuída pretende incentivar os promotores da projeto de Investigação & Desenvolvimento a explorar o potencial comercial do sistema Inovador de diagnóstico da Apneia do Sono.

INOV C 2020 apoia provas de conceito na área da saúde

O projeto INOV C 2020 atribuiu em 2018 duas Bolsas de Prova de Conceito a inovadores projetos nacionais de investigação científica, neste caso o projeto InEye como o Sleep Apnea ID. As Bolsas de Prova de Conceito têm como objetivo apoiar a exploração do potencial comercial dos resultados dos projetos.

Na seleção dos projetos apoiados, o INOV C 2020 teve em consideração o grau de inovação tecnológica e o potencial comercial das propostas, com vista à validação de conceitos teóricos, através de testes e protótipos, que possam elevar as tecnologias para os níveis 4 e 5 na escala “Technology Readiness Levels”.

Para Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra “o projeto InEye como o Sleep Apnea ID resultam de atividades de I&D com potencial de mercado, correspondendo a soluções efetivas na área da saúde, nomeadamente nos campos da oftalmologia e dos distúrbios do sono. A seleção destes dois projetos da Universidade de Coimbra reforça o posicionamento da instituição neste campo”.