Slicedays ganha concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde

Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, vai ser concessionado à empresa Slicedays para a instalação de um hotel de charme de 5 estrelas. O investimento previsto é de 8 milhões de euros, e deve levar à criação de 50 postos de trabalho.

Slicedays ganha concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde
Slicedays ganha concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde. Foto: CC/wikipedia

A Slicedays, Hotelaria Lda, vence concurso Revive relativo ao Convento de Santa Clara, em Vila do Conde. A empresa apresentou um projeto para a construção de um hotel de charme de 5 estrelas com 90 quartos. O investimento previsto é superior a 8 milhões de euros.

O novo empreendimento, com abertura prevista para 2021, vai dispor de restaurante e spa, entre outros equipamentos e irá criar 50 postos de trabalho.

Uma parte do edifício do Convento de Santa Clara passará a estar acessível ao público, através de um Centro Interpretativo com acesso independente e gestão direta da Camara Municipal de Vila do Conde. O objetivo é preservar a memória do Convento.

O Convento de Santa Clara, com 700 anos da sua construção, tem uma localização privilegiada em Vila do Conde, com vista para o rio Ave e para o mar. Manteve funções religiosas até 1893 e está na posse do Estado desde 1834, tendo funcionado vários anos como reformatório. Está fechado desde 2007.

Agora através do Revive, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, para valorizar e recuperar o património sem uso, vai ser concessionado com o objetivo de reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Até ao momento já foram lançados 10 concursos ao abrigo do Programa Revive, estando ainda abertos os concursos para a concessão da Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, Mosteiro de Santo António dos Capuchos, em Leiria, e o Mosteiro de Arouca.

O Ministério da Economia indicou que vão ser “lançados em breve os concursos de concessão do Convento de São Francisco, em Portalegre, o Quartel do Carmo, na Horta, Açores, e o Convento do Carmo, em Moura.