Smartex vence “PITCH” na Web Summit

Startup Smartex do Porto vence competição “PITCH” na Web Summit de 2021. A plataforma Smartex baseada em IA aumenta a produção e sustentabilidade da indústria da moda através da diminuição dos desperdícios.

Smartex vence “PITCH” na Web Summit
Smartex vence “PITCH” na Web Summit. Foto: Rosa Pinto/TV Europa

Na Web Summit a grande vencedora da competição “PITCH”, promovida pela Siemens, foi a startup Smartex do Porto. A Smartex é uma plataforma baseada em Inteligência Artificial (IA) que reduz a produção defeituosa de tecidos de malha para perto de 0%, bem como melhora a rastreabilidade em toda a cadeia de global de fornecimento para evitar desperdícios desde a produção na fonte.

Com sede no Porto a Smartex já possui escritórios em São Francisco, EUA, e Shenzhen, na China. A startup tem vindo a crescer abordando o problema dos desperdícios na indústria da moda através de um melhor aproveitamento de todo o produto, ou seja, ao evitar resíduos têxteis em primeiro lugar.

António Rocha, cofundador da Smartex, explicou que o objetivo é “através da inovação contínua, melhorar o funcionamento destas indústrias” e, “contribuir para uma indústria mais sustentável e transparente”, e em que o impacto ambiental pode ser enorme.

Na competição “PITCH” na Web Summit estiveram mais de 6 centenas de startups que tiveram como jurados Sarah Kunst da Cleo Capital, Wesley Chan da Felicis Ventures e Alf Franzoni da Siemens.