Com a decisão adotada pela Administração dos EUA de vir tomar posse da Gronelândia e de indicar a possibilidade de endurecer a aplicação de tarifas sobre bens provenientes de 8 países europeus o Partido Verdes Europeus assume, em comunicado, que resta à Europa “demonstrar união e força.
O Partido Verdes Europeus considera estar a haver uma chantagem económica, empregue pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na tentativa de obter o controlo da Gronelândia, um território autónomo e parte do Reino da Dinamarca.
“A tentativa de Trump de chantagear os países europeus com a imposição de tarifas demonstra que ignora as regras internacionais, a razão e o respeito pelos aliados. A sua mensagem ao primeiro-ministro norueguês – associando a não atribuição do Prémio Nobel à sua agressão contra a Gronelândia – é motivo de grande preocupação. O Instrumento Anticoerção da UE existe precisamente para situações como esta: combater a chantagem económica externa, garantindo uma resposta europeia unificada. Os países da UE devem reagir com firmeza e exigir que a Comissão Europeia acione imediatamente o Instrumento Anticoerção”, afirmou Ciarán Cuffe, copresidente do Partido Verde Europeu.
É entendido pelos verdes europeus que o Conselho Europeu deve acionar o Instrumento Anticoerção da União Europeia, como recurso para contrariar as constantes ameaças do Presidente dos EUA.
“Quando o comércio e as tarifas são usados como armas, a Europa deve responder com firmeza, não com cortesia. A pressão de Trump sobre a Gronelândia é coerção, não diplomacia, e nega ao povo groenlandês o direito de decidir o seu próprio futuro. No Conselho Europeu desta semana, os líderes devem parar de hesitar e acionar o Instrumento Anticoerção da UE para traçar uma linha vermelha clara contra as ações de Trump.” Agenda imperial. A Europa ou age em conjunto agora, ou mostra que pode ser intimidada. Estaremos a observar atentamente qual o lado que os aliados de Trump dentro da UE escolherão”, afirmou Vula Tsetsi, também copresidente do Partido Verde Europeu.














