Socialistas europeus a favor da proibição da publicidade política no Twitter

A proibição de publicidade política no Twitter é boa para a democracia. O presidente do Partido Socialista Europeu, Sergei Stanishev considera que outras plataformas de redes sociais sigam o exemplo do Twitter.

Socialistas europeus a favor da proibição da publicidade política no Twitter
Socialistas europeus a favor da proibição da publicidade política no Twitter. Foto: PES

O Partido Socialista Europeu (PES, na sigla em inglês) considera que a iniciativa do Twitter de proibir na plataforma toda a publicidade política, a fim de proteger a integridade da discussão pública é boa para a democracia.

O presidente do PES, Sergei Stanishev, referiu: “Acreditamos que os partidos políticos devem ser julgados pela qualidade de suas ideias, não pelo tamanho de seus orçamentos. As redes sociais são uma ferramenta poderosa para envolver os cidadãos em discussões públicas, mas muitas vezes essa discussão é artificialmente alterada por grandes somas de dinheiro”.

Sergei Stanishev acrescentou: “Todas as empresas de todos os setores – públicas ou privadas – têm responsabilidade social, especialmente aquelas que são poderosas e essenciais para a democracia, como a imprensa ou – cada vez mais – plataformas de media social. Louvamos o Twitter por sua decisão – isso é bom para a democracia e pedimos que outros grandes players sigam o exemplo”.

O PES, em comunicado indicou que sempre defendeu a proteção da liberdade de expressão e a independência da imprensa. Estamos firmemente contra todas as fontes de notícias falsas e mensagens políticas enganosas, a fim de proteger a integridade dos principais valores da União Europeia.