Sofia Alves é nova chefe da representação da CE em Lisboa

Comissão Europeia nomeou Sofia Colares Alves para chefiar a representação em Lisboa. A nova representante da Comissão possui formação em Direito e experiência em assuntos europeus e internacionais.

Bandeira da União Europeia
Bandeira da União Europeia

Sofia Colares Alves foi nomeada pelo Presidente da Comissão Europeia (CE) como representante político em Portugal. A posse deverá ocorrer, de acordo com comunicado da Comissão, no próximo dia 16 de julho.

A nova chefe da representação da CE em Portugal é licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e mestre em Estudos jurídicos europeus pelo Colégio da Europa em Bruges, e possui “uma experiência de mais de vinte anos no domínio dos assuntos europeus e internacionais”, refere a CE.

A Comissão indica que Sofia Colares Alves exerceu “funções na Comissão Europeia desde 2003, na área da política da concorrência”, tendo iniciado funções “na Comissão, na unidade Transportes da Direção-Geral da Concorrência, depois de ter trabalhado como referendária na secção do juiz Moura Ramos, no Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias, no Luxemburgo”.

Entre 2010 e 2013 exerceu funções de membro do gabinete do antigo Vice-Presidente da Comissão Joaquín Almunia, “ao qual prestou aconselhamento em matéria de cartéis, política antitrust e controlo das concentrações nos setores farmacêutico, dos transportes, da agricultura e da alimentação, e da indústria transformadora”.

Sofia Colares Alves chefiou, entre 2013 e 2015, a unidade na DG Concorrência, tendo sido responsável pela coordenação do trabalho das autoridades nacionais de concorrência no âmbito da aplicação da legislação da União Europeia no domínio antitrust.

Desde maio de 2015 que se encontrava destacada como chefe de gabinete na Autoridade da Concorrência (AdC) Portuguesa, em Lisboa, a “prestar aconselhamento ao respetivo Conselho em todos os domínios da competência da AdC”.