Sofia Campos é a nova Diretora Artística da Companhia Nacional de Bailado

Nova Diretora Artística da Companhia Nacional de Bailado assume funções a 1 de setembro. Sofia Campos substitui Paulo Ribeiro, que por “decisão pessoal”, deixa de exercer o cargo.

Sofia Campos é a nova Diretora Artística da Companhia Nacional de Bailado
Sofia Campos é a nova Diretora Artística da Companhia Nacional de Bailado. Foto: Estelle Valente

Sofia Pacheco de Campos Carvalho vai assumir o cargo de Diretora Artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB) a partir de 1 de setembro de 2018. A nomeação deve-se ao pedido de Paulo Ribeiro, que vinha exercendo o cargo, para cessar funções, indicou nota do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura.

Paulo Ribeiro que, por “decisão pessoal” deixa de exercer o cargo, tinha sido nomeado diretor artístico da CNB em novembro de 2016. Desde essa data que desenvolveu “um trabalho focado no alcance de novos públicos, na descentralização e na recuperação de repertório existente, assim como na criação de novos espetáculos, convidando coreógrafos inéditos no repertório da companhia”, uma “colaboração, dedicação e empenho” que o Ministério da Cultura agradece.

Sofia Campos tem vindo a exercer, desde janeiro de 2015, as funções de vogal do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II.

A nova Diretora Artística da CNB é Formada em Dança pela Escola Superior de Dança, em Gestão das Artes na Cultura e na Educação pela Escola Superior de Educação Jean Piaget e possui o mestrado em Práticas Culturais para Municípios pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Em 1997 e 2002 integrou as equipas de produção nos festivais ‘Danças na Cidade’, de 2003 a 2011 assumiu a função de diretora de produção e responsável de difusão na RE.AL, uma estrutura dirigida pelo coreógrafo João Fiadeiro, e em 2011 integra a direção de produção ao então Alkantara Festival. Enquanto codirectora da Alkantara – associação cultural, assumiu de 2012 a 2014 as funções de administradora e assessora artística.

Ao longo do percurso profissional tem mantido contacto regular com diversos teatros e festivais nacionais e internacionais e colaborado com estruturas, artistas e projetos de diferentes áreas artísticas: dança, teatro, artes visuais, vídeo e cinema, ao nível da consultadoria de produção e gestão.

Lecionou Produção em Artes Performativas na Escola Superior de Dança, Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Restart e CEM.