Soja e o risco de cancro da mama

Soja e o risco de cancro da mama
Soja e o risco de cancro da mama

Os níveis elevados de estrogénio estão ligados aos riscos de cancro da mama. Como a soja contém isoflavonas, que são estrogénios vegetais, então vem surgindo a pergunta: Há alguma conexão entre a soja e o cancro da mama?

Estudos demonstram que os produtos de soja não contêm níveis suficientemente elevados de estrogénio para aumentar os riscos de desenvolver cancro da mama. Por outro lado a médica especialista, Dawn Mussallem, da Mayo Clinic, EUA, afirma que o consumo moderado de produtos de soja pode até ser benéfico.

A especialista refere que muitas pessoas gostam de consumir produtos de soja, como tofu, nozes de soja e edamame (soja na vagem verde), e que a proteína vegetal não aumenta os riscos de desenvolver cancro da mama.

“Ao longo de muitos anos, estou tentando desarticular o mito que envolve a soja e o cancro da mama. E parece que a mensagem ainda não foi captada, pois praticamente todos os dias, todos os pacientes com quem falo estão preocupados com o consumo dos produtos de soja”, explicou Dawn Mussallem.

A soja tem muitas isoflavonas, um tipo de estrogénio vegetal (fitoestrogénio) conhecido pelas suas propriedades benéficas. Possui uma estrutura química semelhante ao estrogénio humano, mas a soja adere diferentemente aos recetores de estrogénio do tecido mamário, além de possivelmente atuar como um supressor de tumores.

“O consumo de soja após o diagnóstico de cancro da mama não só é uma grande forma de obter proteína vegetal, mas também melhora os resultados do cancro da mama”, explicou a médica especialista da Mayo Clinic.

É importante evitar os alimentos ultraprocessados, inclusive a carne processada, e limitar a ingestão de carne vermelha e altamente gordurosa. Ingerir uma ampla variedade de frutas e vegetais coloridos, grãos integrais, legumes, nozes e sementes pode ser útil para evitar e sobreviver ao cancro da mama.