Soluções que garantem proteção a 100% contra ransomware

O AV-TEST, instituto independente de segurança TI, confirmou que soluções da empresa de cibersegurança, Kaspersky, podem proteger as empresas eficazmente de ataques por Ransomware. Especialistas da Global Ransomware Task Force preveem aumento de ciberataques.

Soluções que garantem proteção a 100% contra ransomware
Soluções que garantem proteção a 100% contra ransomware. Foto: Rosa Pinto

Os ataques de ransomware estão a aumentar em todo o mundo, e dados de investigação da empresa de cibersegurança Kaspersky indicam que cerca de 64% das organizações já foram vítimas de um ataque de ransomware de software. Os especialistas da Global Ransomware Task Force preveem que a ameaça irá continuar a aumentar potenciado pelo atual clima económico e político.

Um trabalho conduzido pelo AV-TEST, instituto independente de segurança de tecnologias de informação, sobre o nível de proteção dos produtos de segurança contra os ataques de ransomware, envolveu um teste em que as soluções foram expostas a 10 cenários reais de ransomware, em que um email portava um anexo infetado. O anexo podia desencadear ataques, como o caso de ficheiros Office com scripts, que depois executavam outros passos através de ferramentas como o PowerShell.

A avaliação do AV-TEST mostrou que os produtos empresariais da Kaspersky garantem as capacidades de proteção contra ransomware, e que as soluções analisadas foram capazes de detetar os ataques e bloqueá-los completamente. O AV-TEST atribuiu a pontuação máxima de proteção de 40 pontos, e um às soluções um certificado de “Advanced Approved Endpoint Protection”.

“Com os ataques de ransomware a crescer, as empresas precisam de estar confiantes de que as suas redes estão seguras e que estas ameaças não conseguem penetrar no seu perímetro em primeiro lugar. No nosso último relatório em que descrevemos as várias técnicas e procedimentos utilizados por diferentes grupos de ransomware, demonstramos que estes têm muitas semelhanças. Isto pode ajudar as organizações a reconhecerem e protegerem-se melhor contra tais ataques, utilizando conhecimentos e soluções de segurança adequados”, referiu Alexander Liskin, Head of Threat Research da Kaspersky.

Para o responsável da Kaspersky “o resultado do AV-TEST é um forte reconhecimento do trabalho que os investigadores da Kaspersky têm feito para fornecer produtos que oferecem a derradeira proteção contra ransomware e impedem que os adversários invadam uma rede e intercetem dados corporativos”.