Sons do Japão no Museu do Oriente

Espetáculo de Taiko Drums a 24 e 25 de maio no Museu do Oriente, pelo grupo Ondekoza. Taiko é uma das tradições musicais do Japão, que terá chegado ao país através da influência cultural coreana e chinesa, entre os séculos IV e X.

Sons do Japão no Museu do Oriente
Sons do Japão no Museu do Oriente. Foto: DR

O Japão mostra uma das suas tradições musicais com uma interpretação de Taiko Drums do Monte Fuji pelo grupo Ondekoza, nos dias 24 e 25 de Maio. Um espetáculo no âmbito das celebrações do 10º aniversário do Museu do Oriente e dos 30 anos da Fundação Oriente.

O taiko terá sido introduzido no Japão através da influência cultural coreana e chinesa, entre 300 e 900 d.C., sendo possível encontrar exemplares semelhantes na Índia, Tailândia e Vietname. Ao longo dos tempos, a função deste instrumento foi variando, tendo desempenhado funções de comunicação, ação militar, acompanhamento teatral e cerimonial, bem como apresentações em festivais.

Criado na ilha japonesa de Sado, há quase cinco décadas, o grupo Ondekoza popularizou, pelo mundo, os sons do Japão e o espírito de Wa (harmonia). Considerado um dos melhores grupos de taiko em actividade, Ondekoza é igualmente reconhecido pela forma como elevou os tambores taiko a uma performance artística.

Vivendo e ensaiando junto nas montanhas do Japão rural, os músicos que integram o grupo seguem um rigoroso regime físico e mental que lhes permite transcenderem o mero papel de instrumentistas para expressarem, a cada batida no tambor, a totalidade do seu ser.

Espectáculo Taiko Drums do Monte Fuji pelo Grupo Ondekoza

No dia 24 de maio, às 21h00 e no dia 25 de maio, às 19h00. Preço: 15 euros.