Startup ANNEA recebe investimento de 2,75 milhões de euros

Investimento de 2,75 milhões de euros angariados pela Startup ANNEA vai permitir-lhe fortalecer a presença no mercado Norte-americano, Europeu e no Sudeste Asiático, com a tecnologia que aumenta a rentabilidade das energias renováveis.

Startup ANNEA recebe investimento de 2,75 milhões de euros
Startup ANNEA recebe investimento de 2,75 milhões de euros. Foto: Rosa Pinto

A ANNEA, startup de tecnologia climática, angaria 2,75 milhões de euros em financiamento inicial. A ronda de financiamento, liderada pela Voyager Ventures, contou também com a participação de outros investidores como a Faber Ventures e a Innoport.

A tecnologia disruptiva da ANNEA automatiza a manutenção preditiva e otimização de desempenho de energia renovável, aumentando a produção de energia renovável a partir da infraestrutura existente, em média, de 5 a 15% por ano. Simultaneamente, o software de manutenção preventiva reduz o tempo de inatividade não planeado em 80% e reduz as despesas de manutenção entre 10 a 50%.

A ANNEA, que tem sede em Hamburgo e Lisboa, indica que os maiores proprietários e operadores de ativos renováveis do mundo utilizam a tecnologia da startup para reforçar as suas margens operacionais.

O financiamento agora angariado vai permitir fortalecer a presença da startup no mercado Norte-americano, expandir a posição em mercados onde está estabelecida na Europa – incluindo Alemanha, Espanha, Portugal e Reino Unido – e crescer no Sudeste Asiático, divulga a ANNEA. A empresa, sediada em Hamburgo, Alemanha, também está à procura de estabelecer novas parcerias estratégicas dentro da indústria eólica.

Previsão de manutenção impulsionada por IA para aumentar a produção de energia

O produto abrangente da ANNEA utiliza inteligência artificial (IA) para criar réplicas digitais de cada componente dentro de uma turbina eólica sem a necessidade de instalar sensores adicionais. Esta abordagem exclusivamente de software é a resposta da ANNEA aos desafios urgentes enfrentados pelos proprietários e fornecedores de infraestrutura de energia renovável, incluindo custos operacionais elevados e tempo de inatividade inesperado. O objetivo indicado pela ANNEA é eliminar anualmente 70 milhões de toneladas de Dióxido de Carbono (CO2) da produção de energia renovável.

A ANNEA refere que os clientes beneficiam das suas avançadas capacidades de machine learning e reconhecimento de imagens de drones, que permitem a deteção precoce de subdesempenho e falhas, juntamente com previsões precisas de produção. Isso fornece às equipas insights aprofundados, promovendo a tomada de decisões baseada em dados e manutenção preditiva, e, em última análise, aprimorando o tempo de atividade e o desempenho dos ativos de energia renovável. Depois de trabalhar com mais de 10.000 turbinas eólicas, a ANNEA possui um vasto e crescente banco de dados para validação e formação.

A tecnologia da ANNEA representa uma mudança significativa para os produtores de energia renovável, impulsionando significativamente o tempo de atividade e os lucros. “Este investimento é um testemunho das realizações excecionais da nossa equipa”, afirmou Maik Reder, cofundador e CEO da ANNEA. “Com base na nossa sólida base de financiamento anterior, agora estamos a almejar tornar-nos líderes no sector de energia eólica. Com a nossa tecnologia, estamos posicionados para expandir em ativos eólicos em todo o mundo, desempenhando um papel crucial na transição energética.”

“Estamos entusiasmados que os nossos investidores acreditam fortemente na nossa experiência e, especialmente, na nossa solução”, expressou Marcel Frenzel, cofundador e COO da ANNEA. “Este apoio impulsiona-nos em direção ao nosso objetivo de aprimorar a eficiência e a relação custo-eficácia da energia renovável.”

Sierra Peterson, sócia fundadora da principal investidora Voyager Ventures, afirmou: “Estamos entusiasmados por liderar a ronda de investimento semente da ANNEA e colaborar com a sua equipa excecional para ampliar a sua posição como a solução exclusivamente de software mais sofisticada e única no monitoramento em tempo real, otimização e manutenção preditiva de ativos de energia eólica”.

A investidora acrescentou: “A plataforma da ANNEA é vital para operadores e prestadores de serviços eólicos, prevenindo períodos de inatividade dispendiosos e aumentando a geração de energia. Num sector onde a confiabilidade é crucial, a solução da ANNEA tornou-se indispensável. Na nossa perspetiva, a ANNEA é um ator fundamental na evolução da indústria de energia renovável em direção à tomada de decisões baseada em dados. Estamos entusiasmados por acelerar a expansão mundial da ANNEA.”