Surto no Malawi leva vacinação em massa contra poliomielite na África Austral

Organização Mundial da Saúde desencadeia na África Austral vacinação em massa contra a poliomielite. Após ser detetado surto no Malawi a vacinação abrange 23 milhões de crianças e mais de 80 milhões de doses de vacina.

Surto no Malawi leva vacinação em massa contra poliomielite na África Austral
Surto no Malawi leva vacinação em massa contra poliomielite na África Austral

Arranca no Malawi a primeira administração de vacinação contra o poliovírus selvagem tipo 1. Trata-se de uma das quatro campanhas que vão administrar mais de 80 milhões de doses a mais de 23 milhões de crianças menores de 5 anos em cinco países da África Austral.

Esta é uma ação depois do Malawi ter declarado um surto em 17 de fevereiro. Trata-se do primeiro caso desse tipo no país em 30 anos e o primeiro na África desde que a região foi certificada como livre de poliovírus selvagem em 2020.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclareceu que a primeira fase das campanhas vai abranger 9,4 milhões de crianças no Malawi, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia, e as três campanhas seguintes agendadas para abril, junho e julho também incluem o Zimbábue. Estas campanhas devem atingir mais de 23 milhões de crianças e administrar mais de 80 milhões de doses da vacina oral bivalente contra a poliomielite. Uma vacina recomendada OMS para combater o poliovírus selvagem tipo 1.

As vacinações em massa, ou vacinações suplementares, têm o objetivo de interromper a circulação do poliovírus, imunizando todas as crianças menores de 5 anos com a vacina oral contra a poliomielite, independentemente do estado de imunização anterior. As campanhas pretendem alcançar crianças não imunizadas ou parcialmente protegidas e aumentar a imunidade das vacinadas. A imunização suplementar destina-se a complementar – não a substituir – a imunização de rotina.

“A poliomielite é uma doença altamente infeciosa e intratável que pode resultar em paralisia permanente. Em apoio ao Malawi e aos seus vizinhos, estamos a agir rapidamente para travar este surto e extinguir a ameaça através de vacinações eficazes”, disse Matshidiso Moeti, Director Regional da OMS para África.

“A região africana já derrotou o poliovírus selvagem devido a um esforço monumental dos países. Temos o know-how e estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todas as crianças vivam e prosperem em um continente livre da pólio”, acrescentou o responsável da OMS.

A região africana foi declarada e certificada como livre de pólio selvagem em agosto de 2020, após eliminar todas as formas de poliovírus selvagem. A certificação da região como livre da pólio selvagem permanece inalterada. A análise laboratorial ligou a estirpe detetada no Malawi à que circulava na província de Sindh, no Paquistão, em 2019.

A OMS indicou que tem vindo a apoiar o país para reforçar as medidas de resposta, incluindo vigilância de doenças, avaliação de risco e preparativos para as campanhas de vacinação. Uma equipa de emergência da OMS, no âmbito da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, está a trabalhar com os serviços de cuidados de saúde dos países e com diversas organizações e os governos para acabar com o surto.

Por sua vez o Malawi estabeleceu vigilância ambiental para poliovírus em 11 locais em quatro cidades. Os locais estão no distrito de Lilongwe, que engloba a capital Lilongwe, onde o caso inicial, e até agora, único, foi detetado. Os outros locais estão nas cidades de Blantyre, Mzuzu e Zomba. As equipas estão a recolher amostras e a envia-las para análise em laboratórios, enquanto a vigilância ativa também está em andamento nas unidades de saúde e nas comunidades.

A poliomielite é uma doença viral sem cura. Invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em poucas horas, principalmente em crianças menores de 5 anos. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa principalmente por contaminação por matéria fecal ou, menos frequentemente, por água ou alimentos contaminados, e multiplica-se no intestino. Embora não haja cura para a poliomielite, a doença pode ser prevenida através da administração de uma vacina segura, simples e eficaz.