Tacógrafos digitais inteligentes obrigatórios a partir de 15 de junho de 2019

Camiões e autocarros matriculados na União Europeia devem ter instalado, a partir de 15 de junho de 2019, um tacógrafo digital inteligente que regista a atividade do condutor. O tacógrafo vai permitir melhor controlo pelas autoridades de fraudes e abusos.

Tacógrafos digitais inteligentes obrigatórios a partir de 15 de junho de 2019
Tacógrafos digitais inteligentes obrigatórios a partir de 15 de junho de 2019. Foto: © Rosa Pinto

A partir de 15 de junho, os camiões e autocarros matriculados na União Europeia (UE) têm de possuir instalado um tacógrafo digital inteligente. O tacógrafo é o instrumento que regista as atividades dos condutores.

As características dos tacógrafos vão permitir melhor consideravelmente a aplicação das regras da UE em matéria de períodos de condução e de repouso, que os condutores de camiões e autocarros devem respeitar.

O tacógrafo digital inteligente oferece funcionalidades tecnologicamente avançadas e de fácil utilização, em comparação com o tacógrafo digital atualmente em uso. Este novo tacógrafo permite o posicionamento do veículo via satélite e a transmissão de informações para as autoridades de controlo através de tecnologia de comunicação de curto alcance, e por conexão Bluetooth permite enviar dados para telemóveis ou tabletes.

Violeta Bulc, Comissária para a Mobilidade e Transportes, afirmou: “O tacógrafo digital inteligente, utilizando tecnologia moderna, vai melhorar muito a proteção social dos condutores e, ao mesmo tempo, vai reforçar a segurança rodoviária na Europa. Trata-se de uma ferramenta essencial para ajudar as autoridades na luta contra fraudes e abusos”.

Para além de ser mais fácil detetar infrações à legislação relativa ao transporte rodoviário, também permite fornece informações em tempo real que podem ser usadas pelas empresas de transporte e motoristas para otimizar as estratégias de gestão de frotas e organizar melhor o tempo de trabalho.