Tarifários de comunicações móveis para jovens com reclamações aumentar 62%

Portal da Queixa verificou, em 2018, e até novembro, um aumento no número de reclamações dirigidas às operadoras de telecomunicações referentes aos tarifários jovens. O WTF da NOS registou maior número de queixas.

Tarifários de comunicações móveis para jovens com reclamações aumentar 62%
Tarifários de comunicações móveis para jovens com reclamações aumentar 62%. Foto: © Rosa Pinto

O Portal da Queixa acaba de divulgar que houve um aumento do número de reclamações dirigidas às operadoras de telecomunicações de tarifários jovens. Os dados indicam que desde o início de 2018, até ao mês de novembro, o número de reclamações registou uma subida de 62%, ou seja 244, face a igual período do ano passado em que ocorreram 151. “A marca com o maior número queixas é a WTF, que pertence à operadora NOS.”

Várias operadoras de telecomunicações móveis oferecem planos de tarifários destinados a menores de 25 anos. Estes tarifários “incluem tudo aquilo que os jovens mais apreciam, como aplicações ilimitadas, SMS e chamadas gratuitas e dados móveis com largos Gigabytes.”

As condições parecem ser aliciantes e conquistam uma forte adesão dos consumidores mais novos, mas o número de reclamações contra as operadoras destes tarifários tem aumentado todos os anos. “A marca mais reclamada é a WTF, que registou um aumento de 153%, comparativamente ao período homólogo”. O incumprimento do tarifário é o principal motivo das reclamações em relação a todas as marcas

A marca WTF apresentou em 2017, 58 reclamações e em 2018 foram 147. A marca Yorn com 62 em 2017 e 71 em 2018 e a Moche com 30 em 2017 e 25 em 2018.

“A marca WTF é a que apresenta o maior número de reclamações face ao período homólogo”, referiu em comunicado o Portal da Queixa. “Um dos principais motivos de reclamação apresentado pelos consumidores, desde agosto, está relacionado com o incumprimento do que é garantido pelo tarifário escolhido”. O que “na prática significa que as aplicações ditas gratuitas ficam inacessíveis quando se esgotam os dados móveis. Chegam mesmo a existir situações em que há uma adição de um extra de Internet (valor cobrado) sem o cliente ter pedido.”

Entre as diversas reclamações dirigidas à WTF, “algumas reportam problemas com o saldo (sem saldo ou insuficiente).” O Portal da Queixa acrescentou que “as queixas referem que é retirado o valor do carregamento para outros efeitos e é enviada uma mensagem alertando para o facto de o valor ser insuficiente para a ativação do tarifário.”

O Portal da como exemplo “o caso de um consumidor que viu o seu número ser desativado depois de não ter carregado atempadamente o telemóvel, tendo recebido um pedido de pagamento pelos dias que não utilizou o tarifário.”

“Apesar de ser em menor número, a lentidão dos dados móveis e os problemas com a rede, também são situações apontadas por alguns consumidores que partilharam a sua má experiência e, após um mês, ainda não a viram resolvida.”

Motivos de reclamações à WTF 2018 em percentagem:

Sem acesso apps gratuitas extra net, verificaram-se 76, ou 52%

Sem saldo ou insuficiente, verificaram-se 30, ou 20%

Lentidão dados móveis ou sem rede, verificaram-se 26, ou 18%

Outros, verificaram-se 15, ou seja 10%

O Portal da Queixa indica que são várias as reclamações que a WTF tem recibo ao longo do ano, no entanto, “isso não tem abalado o seu índice de satisfação de 78.9, na página do Portal da Queixa. A marca WTF tem dado resposta e resolvido as insatisfações apresentadas na maior rede social de consumidores, o que leva a uma taxa de resposta na ordem dos 95% e de solução na ordem dos 52%.”