Taxa de postos de trabalho vagos é de 0,9% em Portugal

Portugal tem apenas um taxa de postos de trabalho vagos de 0,9%, na União Europeia a taxa media é de 2,2% e na Zona Euro de 2,1%. Os dados dizem respeito ao segundo trimestre de 2018.

Taxa de postos de trabalho vagos é de 0,9% em Portugal
Taxa de postos de trabalho vagos é de 0,9% em Portugal. Foto: Rosa Pinto

No segundo trimestre de 2018, a taxa de postos de trabalho vagos na Zona Euro foi de 2,1 %, mantendo-se estável em comparação com o trimestre anterior e em subida em relação ao valor de 1,9 % registado no segundo trimestre de 2017. Indicou o Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.

No espaço da União Europeia (UE) esta taxa foi, no segundo trimestre de 2018, de 2,2 %, mantendo-se estável em comparação com o trimestre anterior e em subida relativamente aos 2,0 % registados no segundo trimestre de 2017.

Em Portugal, a taxa de postos de trabalho vagos foi, no segundo trimestre de 2018, de 0,9 %, estável em relação ao primeiro trimestre deste ano, mantendo também o mesmo valor registado no segundo trimestre de 2017.

Entre os Estados-Membros da EU, para os quais existem dados comparáveis, as maiores taxas de ofertas de emprego no segundo trimestre de 2018 foram registadas na República Checa com 5,4%, na Bélgica com 3,5% e nos Países Baixos com 3,1% e Alemanha com 2,9%. Em contraste, as taxas mais baixas foram observadas na Grécia com 0,7%, Bulgária, Espanha e Portugal, todos 0,9%.

Taxa de postos de trabalho vagos - dados sem correção sazonal
Taxa de postos de trabalho vagos – dados sem correção sazonal. Fonte: Eurostat

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a taxa de vagas de empregos no segundo trimestre de 2018 aumentou em vinte Estados-Membros, tendo permanecido estável na Dinamarca, Irlanda, Grécia, Lituânia, Malta, Portugal e Roménia, e diminuiu na Estónia de menos 0,3%. Os maiores aumentos foram registados na República Checa com mais 1,8%, Letónia com mais 0,8%, Chipre com mais 0,6%, Hungria, Holanda e Finlândia, todos com mais 0,5%.