Teatro da Didascália propõe uma viagem 360º pela vila de Joane

Espetáculo “Paisagem Efémera – natural e rural” vai ser apresentado em formato digital, devido à atual conjuntura pandémica. A apresentação pelo Teatro da Didascália decorre de 13 a 15 de novembro, no palco online do Gerador.

Teatro da Didascália propõe uma viagem 360º pela vila de Joane
Teatro da Didascália propõe uma viagem 360º pela vila de Joane. Foto: DR

O agravamento da pandemia COVID-19 sentido nas últimas semanas forçou o Teatro da Didascália – companhia sediada em Joane, Vila Nova de Famalicão – a reformular o conceito de apresentação de Paisagem Efémera – natural e rural, a sua mais recente criação que tinha as datas de estreia apontadas para o final do mês de outubro, após já ter “sobrevivido” a um primeiro adiamento aquando da primeira vaga.

Nos dias 13 a 15 de novembro o primeiro ato deste projeto é apresentado em estreia absoluta na sala online do Gerador, numa experiência 360º. Esta aposta da companhia visa reforçar o compromisso para com a comunidade, na prossecução da oferta cultural, e para com o território que serviu de base para a criação e difusão do projeto.

Paisagem Efémera explora a paisagem natural e rural de Joane e também a sua paisagem “interior”: as memórias, os segredos guardados entre paredes, os lugares sagrados e profanos. O espetáculo-percurso projeta as intervenções dos artistas por entre casas, ruas, baldios, rio e igreja de Joane, permitindo que o público reflita sobre a fragilidade e a efemeridade do planeta. Nesta adaptação para a transmissão virtual, também a paisagem de Joane acaba por ser contaminada por essa realidade paralela.

O projeto conta com direção artística de Bruno Martins, tendo como criadores e intérpretes António Júlio, Bruno Martins, Margarida Gonçalves e Rui Souza. O custo dos bilhetes é de 3 euros para o público em geral e de 2 euros para os sócios do Gerador. A aquisição dos bilhetes é na loja online do Gerador – gerador.eu.