Teatro de Marionetas do Porto estreia “Lições de Voo” em Matosinhos

Teatro de Marionetas do Porto estreia em Matosinhos, de 29 de março a 2 de abril, “Lições de Voo”, uma coprodução com o Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery.

Teatro de Marionetas do Porto estreia “Lições de Voo” em Matosinhos
Teatro de Marionetas do Porto estreia “Lições de Voo” em Matosinhos. Foto: © FranciscoTeixeira/CMM

Abu é o lugar onde decorre a ação de “Lições de Voo”, a nova criação do Teatro de Marionetas do Porto que estreia dia 29 de março, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery. Todos são bem-vindos a Abu – o deserto onde vivem homens capazes de voar como os pássaros. Caso não seja capaz de encontrar Abu num mapa comum, saiba que o defeito não é seu ou do mapa. Abu é um sítio que só existe no onírico mundo das marionetas.

A peça “Lições de Voo” foi concebida a partir de vinte ilustrações de João Vaz de Carvalho, imaginada por Isabel Barros para um público de gente pequena ou, pelo menos, para todos aqueles que, sendo maiores de três anos, sonharam que o corpo se libertava do peso e da gravidade, e que podia voar tão levemente como uma folha ou um pássaro. Em palco vão estar dois atores-manipuladores e um conjunto de originais marionetas criadas por João Pedro Trindade.

Figuras narigudas e um pouco peculiares, gente que se parece com aviões e aeroplanos que se confundem com pessoas, conduzem a viagem a este extraordinário lugar no deserto, onde toda a gente pode ser um pouco pássaro e um pouco brisa. O desejo do voo e a possibilidade de realizar o irrealizável dão corpo a um espetáculo que cruza disciplinas, mas também o sonho e a realidade.

Com estreia marcada para as 21h30 de 29 de março, “Lições de voo” tem récitas no sábado, dia 30 de março, às 15 horas, no domingo, dia 31 de março, às 11 horas e da segunda-feira e terça-feira, dia 1 e 2 de abril, às 10h30 e às 15h00. O espetáculo conta com música de Carlos Guedes e a interpretação de Micaela Soares e Vítor Gomes.

“Lições de Voo”, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery

Conceito e encenação – Isabel Barros
Marionetas a partir de desenhos de João Vaz de Carvalho
Música – Carlos Guedes
Desenho de luz – Filipe Azevedo
Figurinos – Cláudia Ribeiro
Cenografia – Coletivo
Criação de textos – Isabel Barros, Micaela Soares e Vítor Gomes
Adaptação para Língua Gestual Portuguesa – Joana Cottin
Preparação vocal – Shirley Resende
Interpretação – Micaela Soares e Vítor Gomes

Produção – Sofia Carvalho
Designer gráfico e assistente de produção – Pedro Ramos
Operação de luz e som – Filipe Azevedo
Técnicos de construção – João Pedro Trindade e Hernâni Miranda
Construção de cenografia – Carlos Lima
Confeção de figurinos – Marlene Rodrigues (costureira), Sofia Silva e Inês Mota (aderecistas)
Fotografia de cena – Susana Neves

Duração – 50’/ Sem intervalo

Coprodução Teatro de Marionetas do Porto e Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Preço dos bilhetes

Preço dos bilhetes 7,50€. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€, Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes.