Teatro Municipal de Matosinhos procura participantes para teatro sobre indústria conserveira

Dirigida a estudantes de artes performativas, o Teatro Municipal de Matosinhos, Constantino Nery, lança convocatória para participantes na peça de teatro “Titãs - Memória e Sonhos da Indústria Conserveira em Matosinhos”.

Teatro Municipal de Matosinhos procura participantes para teatro sobre indústria conserveira
Teatro Municipal de Matosinhos procura participantes para teatro sobre indústria conserveira

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery lança uma convocatória para a criação e participação em peça de teatro, “Titãs – Memória e Sonhos da Indústria Conserveira em Matosinhos”. O espetáculo tem a direção artística e encenação de Jorge Louraço Figueira.

A convocatória é dirigida a estudantes de artes performativas e estende-se até 15 de maio de 2022. O espetáculo tem estreia marcada para o dia 15 de setembro de 2022, no teatro matosinhense, onde ficará em cena até dia 17 de setembro de 2022.

Os candidatos devem enviar para o email projetotitans@gmail.com os seus dados pessoais, nomeadamente, nome completo, data de nascimento e ocupação, assim como uma nota biográfica, com o máximo de 300 palavras, e ainda uma carta de motivação, também com máximo de 300 palavras.

Após a primeira seleção, serão realizadas audições eliminatórias no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, nos dias 8 e 9 de junho.

Os candidatos selecionados terão direito ao pagamento de ajudas de custo para alimentação nos dias dos ensaios, a realizar entre as 18h e as 23h, no Teatro Constantino Nery em:

julho, serão realizados dois ensaios por semana;

de 22 de agosto a 2 de setembro, serão realizados três ensaios por semana;

5 a 14 setembro, serão realizados quatro ensaios por semana.

Enquadramento da peça de teatro

Muitos dos habitantes do concelho de Matosinhos moram hoje onde antes havia vãos de fábricas. A esses lugares amplos chegavam toneladas de peixe, que seguiam para o mundo inteiro em latas de conserva. O espetáculo “Titãs – Memória e Sonhos da Indústria Conserveira em Matosinhos” trabalha sobre a existência (ou não) de vínculos históricos e geográficos entre os pescadores, as operárias, os consumidores e os atuais moradores.

Há uma rede invisível que junta os lugares e as pessoas de Matosinhos às exposições universais de Paris no Séc. XIX, aos soldados desconhecidos das primeira e segunda guerras mundiais, aos náufragos da pesca da sardinha, aos brinquedos de folha de lata da Pepe, às greves dos anos 1970, e às histórias de família. Que sina é essa?

A partir da memória das fábricas e da arqueologia industrial de Matosinhos, contaremos em palco a história do longo Século XX português — ou pelo menos de partes dele.