Teatro Municipal de Matosinhos recebe “Kitsune”

Teatro Municipal de Matosinhos recebe de novo, nos dias 23 e 24 de fevereiro, pelas 21h30, “Kitsune”, pelo Teatro de Marionetas do Porto. Uma oportunidade para refletir sobre os principais valores da vida, num contexto do atual dia-a-dia.

Teatro Municipal de Matosinhos recebe “Kitsune”
Teatro Municipal de Matosinhos recebe “Kitsune”. Foto: ©Francisco Teixeira

Quase dois anos depois da estreia no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, o espetáculo “Kitsune”, do Teatro de Marionetas do Porto, regressa, nos dias 23 e 24 de fevereiro, pelas 21h30. Sem palavras, mas com o desassombro suficiente para “olhar a morte nos olhos, servir-lhe uma sopa quente e dar-lhe a mão”.

O regresso de “Kitsune” a Matosinhos integra o programa de comemoração dos 30 anos do Teatro de Marionetas do Porto. Uma comemoração de que fazem parte doze espetáculos do repertório. Criações que regressam que vão estar em diversos palcos da região norte “a um ritmo mensal, até ao final de 2018”, para assinalar “as primeiras três décadas de vida da trupe fundada por João Paulo Seara Cardoso.”

“Kitsune” parte de um conto de Júlio Vanzeler, que assina também a encenação e a cenografia, em parceria com Rui Queiroz de Matos, e “constitui uma reflexão sobre a morte, mas também, e inevitavelmente, sobre o ciclo natural que a ela conduz: o brincar, o amar, a possibilidade de viver e recordar sem arrependimentos, resgatando as coisas mais simples e as mais humildes tarefas diárias.”

A peça pretende ser sobretudo “um elogio da vida e um reencontro com a simplicidade e a possibilidade de dizer adeus tranquilamente, a despeito do ritmo trepidante do quotidiano nas grandes cidades, capaz de obliterar a natureza e os gestos mais conviviais da vida em comunidade, levando a que se morra cada vez mais só”, mas “em alternativa, “Kitsune” propõe o regresso aos elementos essenciais e humanos.”

FICHA ARTÍSTICA

“Kitsune”, Teatro de Marionetas do Porto: A partir de um conto de Júlio Vanzeler

Encenação e cenografia: Rui Queiroz de Matos e Júlio Vanzeler

Marionetas e ilustração: Júlio Vanzeler

Figurinos: Patrícia Valente

Música: Pedro Cardoso

Interpretação: Micaela Soares, Rui Queiroz de Matos e Vitor Gomes

Preço dos bilhetes: 7,50 euros para crianças até aos 14 anos, 5,00 euros para estudantes e maiores de 65 anos, e desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes.