Teatro Municipal Luís de Camões dedicado às crianças e jovens abre portas

LU.CA, Teatro Luís de Camões, é o novo teatro municipal de Lisboa dedicado às crianças e jovens, que abre no dia 1 de junho. O LU.CA é um espaço para artes performativas, e encontro com outras formas de arte e de expressão artística. Dias 2 e 3 de junho a entrada é livre.

Teatro Municipal Luís de Camões dedicado às crianças e jovens abre portas
Teatro Municipal Luís de Camões dedicado às crianças e jovens abre portas. Foto: Rosa Pinto

O renovado Teatro Luís de Camões, o LU.CA, na Calçada da Ajuda, em Lisboa, abre a partir de 1 de junho, no Dia da Criança. O edifício do novo Teatro Municipal dedicado às crianças, jovens e às artes, foi no século XVIII um espaço onde funcionava a Casa da Ópera do Rei D. João V.

A Camara Municipal de Lisboa (CML) procedeu à recuperação do edifício e transformou-o num espaço para as artes performativas, e encontro com outras formas de arte e de expressão artística, como o cinema, a literatura, o design, a fotografia, a ilustração e as artes plásticas.

O LU.CA é resultado “da reorganização dos teatros municipais da cidade”, e neste caso “vem preencher uma lacuna há muito existente em Lisboa: a de um espaço exclusivamente vocacionado para o público infanto-juvenil, para as suas famílias e para as escolas”.

A CML indicou que a “programação vai ter especial enfoque na criação contemporânea para crianças e jovens,” e para celebrar a abertura do LU.CA organiza os Dias de Inauguração. Um programa que reúne diferentes formatos artísticos, e decorre no dia 1 de junho, e nos dias 2 e 3 de junho, com entrada livre. “Um momento especial”, onde se brinda “com limonadas e bolo, e ficar a festejar até ao fim do dia.”

O programa de lançamento do novo espaço da CML “estende-se até ao verão, pelos meses de junho e de julho. Neste período, todas as atividades vão ser também de entrada livre, sujeita à lotação da sala e ao levantamento de bilhete 1 hora antes do espetáculo, mas limitado a 2 bilhetes por pessoa.”