Teatromosca apresenta audiowalks criados no Parque dos Poetas, em Oeiras

Parque dos Poetas - Jardins Esquecidos, uma nova criação de audiowalks do teatromosca, numa parceria com a Câmara Municipal de Oeiras. Uma performance acessível por live streaming através da plataforma zoom.

Teatromosca apresenta audiowalks criados no Parque dos Poetas, em Oeiras
Teatromosca apresenta audiowalks criados no Parque dos Poetas, em Oeiras. Foto: Catarina Lobo

O teatromosca tem vindo a criar um conjunto de novos audiowalks no Parque dos Poetas, com conteúdos construídos especialmente para este espaço do concelho de Oeiras, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

Um trabalho que ocorre depois de ter estreado uma primeira versão em Sintra, em julho de 2016, e após novas criações apresentadas em França, em Alcobaça, Alcanena, Sobral de Monte Agraço, entre outros locais.

Para cada espetador uma proposta audiovisual diferente, composta por diversos estímulos – sons, músicas, vozes e imagens, criados pela companhia sintrense, a partir de um processo de pesquisa realizado no local.

É esta a banda sonora que guiará os espetadores-atores-deambuladores neste audiowalk. Em que cada deambulador manter-se-á entre aquilo que é próprio de si – que o distingue dos demais – e o que é comum na vida política (da polis).

Assim, entre o espaço público e o espaço privado, cada um criará a sua própria narrativa, apesar da voz que os guia ser a mesma. O grupo acabará por dividir-se em vários subgrupos, seguindo direções distintas, entrecruzando-se pontualmente, observando-se e interagindo mutuamente.

“Jardins Esquecidos” é o segundo volume do projeto MODOS DE VER: Parque dos Poetas, que propõe uma performance original e arrojada, a ocorrer no interior das casas de cada um dos espetadores. Concebendo uma intrincada narrativa sobre os amores e desamores de um pescador de Oeiras, uma história romanceada que, progressivamente, se vai complexificando, à medida que cada espetador vai sendo “transportado” pelos caminhos desse maravilhoso parque em Oeiras, explorar-se-ão as imagens de “jardim” e “paisagem” associadas a noções como Crença, Poder, Ordem, Expressão Cultural, Expressão Pessoal ou Identidade.

Esta performance vem desafiar os espetadores a encontrarem na sua própria casa, nos seus objetos pessoais, na sua mobília, nos cheiros, nas memórias, o cenário e os adereços deste espetáculo que acabará por juntar, de modo surpreendente, espetadores e artistas e que colocará em causa o posicionamento e o papel de uns e de outros durante os processos de criação e de realização do evento teatral.

Ao longo de dois meses, às sextas-feiras e aos sábados, às 21h00, de 5 de junho a 25 de julho, o espetáculo realizar-se-á online. Não se trata somente de um espetáculo transmitido em live streaming, mas, efetivamente, uma performance multimédia que se serve dos recursos digitais, para criar um elaborado jogo, como uma mise-en-abyme, em que espetadores e atores se confundem, em que ficção e não-ficção nem sempre se distinguem.

Os participantes deverão instalar a aplicação Zoom num dispositivo móvel – telemóvel, tablet ou computador portátil com autonomia suficiente para 2 horas (https://zoom.us/download) – e utilizar auscultadores. Cada participante deverá fazer a sua inscrição e utilizar o seu aparelho. Deverá entrar na sessão a partir das 20h30 e antes das 21h, para que possam ser feitos testes de som e imagem – ao iniciar sessão, deverá habilitar a entrada com vídeo e áudio.

O espetáculo tem uma duração aproximada de 120 minutos, a participação é gratuita, limitada a 30 espetadores por dia, mediante inscrição prévia na sessão Zoom pretendida, através do link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMlcuGsqjsiHNCArAr-YPgtqEBRD9-4SIDq