teatromosca apresenta três produções próprias entre abril e maio

“Ned Kelly” no S. Luiz Teatro Municipal, “Romance do 25 de Abril”, no AMAS – Auditório Municipal António Silva, e o “Triunfo das Porcas”, no Teatro Estúdio Fontenova são as três produções que a teatromosca vai apresentar em abril e maio de 2021.

teatromosca apresenta três produções próprias entre abril e maio
teatromosca apresenta três produções próprias entre abril e maio. Foto: © Rosa Pinto

A companhia teatromosca estreia uma nova versão do espetáculo “Ned Kelly”, uma coprodução com a companhia australiana Stone/Castro e o S. Luiz Teatro Municipal, ao vivo e em direto, de 8 a 11 de abril, ou seja, de quinta a sábado às 20h00 e domingo às 17h30, a partir da Sala Luís Miguel Cintra, num dos mais importantes espaços culturais de Lisboa.

“Ned Kelly”
“Ned Kelly” ©Ricardo Reis

A encenação de “Ned Kelly” é de Pedro Alves e Paulo Castro. Um espetáculo inspirado na extraordinária história de resistência e rebelião de Ned Kelly, a mais polémica e emblemática personagem da História da Austrália, e pelas inúmeras narrativas criadas em torno desta figura lendária estará agora em cena no S. Luiz Teatro Municipal. Com interpretação de Pedro Alves, Mariana Fonseca, Nádia Yracema e Paulo Castro, com banda sonora original composta e interpretada pelo músico português Paulo Furtado/The Legendary Tigerman. O espetáculo de teatro será transmitido em live streaming no website BOL Live, com um preço único de 3 euros por bilhete.

No AMAS – Auditório Municipal António Silva, o teatromosca prepara-se para voltar a receber o público na sua sala de espetáculos, onde vão ser apresentadas duas criações próprias da companhia: uma para o público infantil e outra para o público jovem.

“Romance do 25 de Abril”
“Romance do 25 de Abril” ©teatromosca

Assim, no abril estreará o espetáculo Romance do 25 de Abril, a partir do livro homónimo de João Pedro Mésseder e Alex Gozblau, no dia 24 de abril, às 16h. Uma encenação de Mariana Fonseca com apoio à criação de Pedro Alves e interpretação de Carolina Figueiredo e Milene Fialho.

O espetáculo, que é dedicado aos mais novos, faz-nos viajar pela História de Portugal através da manipulação de figuras desenhadas e recortadas em papel. A beleza e o detalhe do traço destas marionetas fazem parte da narrativa do espetáculo quando projetados em grande escala, numa tela cinematográfica, que condicionará a visão a olho nu em prol de um modo de ver mais mágico, atento e, até, microscópico.

O espetáculo será também transmitido em direto na plataforma Live Stage da Ticketline e os bilhetes têm o preço único de 6,50 euros.

Em maio, numa coprodução com o Teatro Estúdio Fontenova, o teatromosca estreará “O Triunfo das Porcas”. Uma adaptação do célebre romance “Animal Farm”, de George Orwell, com encenação de Pedro Alves. Um espetáculo onde se revela como, rapidamente, começam a ruir os alicerces desse utópico novo mundo que resulta da revolução operada pelos animais.

“O Triunfo das Porcas”
“O Triunfo das Porcas” ©Leonardo Silva

Um novo sistema emerge, ainda mais aterrorizante e opressor do que aquele dos humanos que antes governavam. E, no final, restará apenas a desconcertante imagem de suínos e seres humanos a celebrar a prosperidade económica em torno de uma mesa de jogo, na antiga casa do velho administrador, enquanto os restantes animais continuam a trabalhar arduamente a troco de muito pouco.

O Triunfo das Porcas” estará em cena de 6 a 8 de maio, sempre às 21h00 no AMAS – Auditório Municipal António Silva e com bilhetes à venda, entre 5 euros e 7 euros, na Ticketline e locais habituais.