Tecnologia ar-água: a água potável está ao nosso redor

Empresa suíça SEAS apresentou, no designado espaço verde da Conferencia das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP22, em Marrocos, um sistema capaz de transformar o vapor de água do ar ambiente em água potável.

Tecnologia ar-água: a água potável está ao nosso redor
Tecnologia ar-água: a água potável está ao nosso redor. Foto: © DR

Estima-se que 880 milhões de pessoas em todo o mundo não tenham acesso a água potável, sendo África o continente mais problemático com 358 milhões de pessoas sem acesso a este bem essencial. Em virtude da falta de água 3,4 milhões de pessoas morrem todos os anos.

Os sistemas da empresa suíça SEAS podem vir a ser cruciais na resolução do problema, dado que conseguem gerar água potável onde não há qualquer fonte de água, indicaram os especialistas na apresentação dos sistemas na COP22.

Os sistemas AWA MODULA da SEAS permitem, com um baixo consumo de energia, capturar mais de 50% do vapor de água disponível no ar e reduzir em 25% da energia necessária para aquecer e arrefecer a água, em comparação com as instalações tradicionais.

Devido a um sistema de filtragem, de esterilização e de mineralização, os equipamentos da SEAS são capazes de produzir entre 2.500 e 10.000 litros de água por dia, e podem ser adaptados de acordo com a utilização que se pretenda dar à água, como seja a utilização alimentar, agrícola ou sanitária. O sistema gera energia térmica utilizada nos sistemas de aquecimento, ventilação ou ainda de ar condicionado.