Tecnologia e Sustentabilidade em análise na Fnac do LeiriaShopping

“Binómio Tecnologia & Sustentabilidade” da autoria de Diogo Almeida Alves e Pedro Matia, com apresentação e análise, no dia 3 de abril, no espaço FNAC do LeiriaShopping. Rui Pedrosa, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, faz a apresentação.

Tecnologia e Sustentabilidade em análise na Fnac do LeiriaShopping
Tecnologia e Sustentabilidade em análise na Fnac do LeiriaShopping.

Como é que a Tecnologia pode ajudar a promover a Sustentabilidade e a reduzir o consumo de recursos do meio ambiente que cada vez são mais escassos e, simultaneamente, mais necessários? A questão não é fácil dado que muita da tecnologia, por outro lado, tem por si conduzido à degradação do meio ambiente.

A obra “Binómio Tecnologia & Sustentabilidade – 7 Lições de Colaboração, Inovação e Liderança em Portugal e na Europa”, da autoria de Diogo Almeida Alves e Pedro Matias, apresenta uma abordagem inovadora à dinâmica entre a tecnologia e a sustentabilidade, bem como o seu impacto no mundo atual.

A evolução tecnológica tem levado a aviões e satélites espaciais cada vez mais sustentáveis, e à utilização de drones e inteligência artificial para combater a crise dos oceanos. Mas da máquina para recriar os primeiros instantes do Universo e entender a explosão do Big Bang, até à produção de energia na Terra, através do mesmo processo do Sol, a tecnologia pode ser decisiva, como a indústria 4.0 e a revolução digital na agricultura.

O livro “Binómio Tecnologia & Sustentabilidade – 7 Lições de Colaboração, Inovação e Liderança em Portugal e na Europa” é apresentado no dia 03 de abril, pelas 19H00, na FNAC do LeiriaShopping, por Rui Pedrosa, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria. A obra da coleção Find Out é editada pela Tema Central com o apoio da Kelly Services.

Na obra os autores através da referência a famosos provérbios portugueses como “Nem tudo o que vem à rede, é peixe” ou “O saber não ocupa Espaço”, aprofundam sete lições de colaboração, inovação e liderança derivadas de projetos e testemunhos reais ligados aos quatro elementos da natureza.

O binómio “Binómio Tecnologia & Sustentabilidade” foca-se no ser humano enquanto centro de produção de conhecimento e nas competências necessárias para se viver e sobreviver ao longo do século XXI, com drivers cada vez mais tecnológicos e sustentáveis.

O livro tem prefácio de Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico e autor de “Mentes Digitais”, e tem ainda a colaboração de experts de reconhecidas entidades nacionais, como o ISQ, o Fraunhofer Portugal ou o Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA), bem como de prestigiadas organizações internacionais como as universidades Imperial College London do Reino Unido ou a Chalmers University of Technology da Suécia, e a ESA-European Space Agency, EMSA-European Maritime Safety Agency e CERN-European Organization for Nuclear Research.

Biografia dos autores

Diogo Almeida Alves, Mestre em Gestão de Empresas, depois de ter vivido em nove países e quatro continentes, é hoje vice-presidente na A2D Consulting, focando-se na transformação digital de grandes empresas. É ainda professor convidado na Universidade Católica Portuguesa e diretor da Associação Federal Alemã de Sustentabilidade. Foi destacado como Global Shaper pelo World Economic Forum.

Tem uma vasta experiência na área do digital, tendo gerido quatro empresas de base tecnológica e com modelos de negócio distintos em vários países. Trabalhou, ainda, na maior firma de capital de risco portuguesa e participou no lançamento do primeiro acelerador europeu na área do desporto.

Está já a preparar o seu segundo livro que tem como tema central a origem, evolução e interseção entre os quatro Elementos da Natureza, a Tecnologia e a Humanidade.

Pedro Matias, licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi presidente do CEDINTEC, vice-presidente do IAPMEI e do Pólo Tecnológico de Lisboa, presidente do Fundo Modernização Empresarial, do Fundo de Aquisição de Empresas e do Fundo Imobiliário de Apoio às Empresas.

Foi ainda administrador da APCER, membro da direção da Startup Lisboa e desempenhou vários cargos em Gabinetes de Membros do Governo.

Atualmente, Pedro Matias é presidente do ISQ, mas esteve anteriormente também ligado a várias estruturas internacionais como conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board e da OCDE e desempenhou ainda vários cargos de direção no INETI.