Tecnologia robótica para exploração subaquática com contributo INESC TEC

Protótipo robótico para exploração subaquática de minas terrestres foi testado pela primeira vez com sucesso. O teste do ¡VAMOS! envolveu investigadores do INESC TEC, da SMD Ltd do Reino Unido e do Damen Dredging Equipment da Holanda.

Protótipo robótico ¡VAMOS! testado no Reino Unido
Protótipo robótico ¡VAMOS! testado no Reino Unido. Foto: DR

O projeto europeu Viable Alterantive Mine Operating (¡VAMOS!) testou com sucesso o protótipo para exploração subaquática de minas terrestres que tem vindo a ser desenvolvido desde 2015. Esta tecnologia vai contribuir para explorar a riqueza dos recursos minerais subaquáticos na Europa.

O teste do protótipo teve lugar no Reino Unido, no final do mês de outubro, e envolveu o INESC TEC de Portugal, a SMD Ltd do Reino Unido, e a Damen Dredging Equipment da Holanda, parceiros do projeto no desenvolvimento de vários componentes do sistema.

Cerca de 30 pessoas assistiram ao teste do protótipo. Estas pessoas foram divididos em pequenos grupos, receberam instruções de segurança e foram levados de barco até à plataforma de lançamento e recuperação do protótipo, na área de demonstração localizada em Lee Moor, Devon, no Reino Unido, onde inspecionaram o veículo de mineração e testemunharam a implantação e recuperação do protótipo.

Durante o teste as pessoas puderam visitar, com recurso à realidade virtual, o centro de dados e controlo de unidades, onde toda a maquinaria é controlada e onde todos os dados são recolhidos em tempo real.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) é considerado um dos parceiros estratégicos no projeto europeu ¡VAMOS!, que envolve um financiamento de 12,6 milhões de euros do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia, Horizonte 2020.

Um projeto ¡VAMOS! tem como objetivo construir um protótipo robótico para exploração mineira subaquática e todo o equipamento associado de lançamento e recolha que estão a ser usados para levar a cabo testes sobre depósitos minerais em quatro locais diferentes na União Europeia.

Stef Kapusniak, coordenador técnico do projeto iVAMOS! e responsável do projeto na SMD, referiu, citado em comunicado, que o “projeto foi originalmente conceptualizado” por ele e ”pelo Professor Eduardo Silva do INESC TEC.”

Sobre o teste do protótipo Stef Kapusniak referiu: “Estamos muito satisfeitos com os resultados positivos desta primeira fase de testes”, sendo de “destacar alguns pontos, como o facto de termos conseguido superar os problemas civis e ter tido um bom acesso ao poço em Lee Moor”, e ainda “de termos aumentado a capacidade de diferenciação dos minerais, aumentado o processamento de dados quase em tempo real e fornecer boas imagens aos pilotos ou o facto dos sistemas de controlo integrado terem funcionaram bem.”

O protótipo do iVAMOS! usa técnicas de mineração em mar profundo, que garantem mais segurança e menos poluição para o aproveitamento económico de depósitos minerais que atualmente não são exploráveis por métodos tradicionais.

Eduardo Silva, responsável pelo ¡VAMOS! por parte do INESC TEC, referiu: “Estamos muito contentes com os resultados alcançados até esta fase do projeto, confirmando que esta nova ‘forma’ de minerar vai contribuir para a recuperação da indústria mineira europeia.”

O especialista explicou que numa primeira fase vai permitir “considerar voltar à atividade numa parte substancial de minas abandonadas nos últimos anos e numa segunda fase contribuir com tecnologia para a mineração do mar profundo.”

O protótipo ¡VAMOS! está atualmente a ser preparado para a deslocação do Reino Unido para o outro local de testes e demonstração.