Terapia inovadora usada em criança com anemia aplástica grave

Médicos no Instituto Português de Oncologia de Lisboa recorreram, pela primeira vez, ao sangue do Cordão Umbilical de uma criança para o tratamento desta a uma anemia aplástica grave. A criança portuguesa de 4 anos apresenta atualmente remissão da doença.

Terapia inovadora usada em criança com anemia aplástica grave
Terapia inovadora usada em criança com anemia aplástica grave. IPO de Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

O Henrique, uma criança portuguesa, com 4 anos de idade, encontra-se em remissão de anemia aplástica grave após transplante autólogo com células estaminais provenientes de sangue do cordão umbilical. O tratamento foi realizado no dia 5 de abril deste ano, na Unidade de Transplante de Medula do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO), indicou a Crioestaminal, em comunicado.

Previamente à transplantação, o Henrique, que se encontrava hospitalizado no Hospital Pediátrico Dona Estefânia, foi transferido para o IPO e submetido a quimioterapia e outros tratamentos. Após a infusão das células estaminais do sangue do cordão umbilical verificou-se uma rápida recuperação das contagens de glóbulos brancos e de outros parâmetros da recuperação hematológica. O Henrique recebeu alta hospitalar um mês após o transplante. Estando sob vigilância da equipa médica, a criança tem apresentado uma evolução positiva ao longo dos últimos meses.

A equipa médica do Hospital Pediátrico Dona Estefânia está muito satisfeita com a evolução clínica do Henrique e considera muito gratificante o resultado da opção terapêutica que decidiram para este caso clínico.

Esta amostra, utilizada para o tratamento da anemia aplástica grave, torna-se, na 10ª amostra libertada para transplante pela Crioestaminal de uma criança portuguesa. Alexandra Machado, Diretora Médica da Crioestaminal, recorda que “a Crioestaminal é o laboratório português com mais experiência na libertação de amostras de sangue do cordão umbilical para o tratamento de várias doenças, tratadas no IPO do Porto, no IPO de Lisboa, no Hospital Universitário de Duke, nos EUA, e no Hospital San Rafael em Madrid”.

A anemia aplástica é uma doença rara e grave que ocorre quando a medula óssea deixa de produzir células sanguíneas suficientes, provocando anemia, hemorragias e infeções. A incidência é de 2-7 casos por milhão de pessoas e por ano. A doença é rara durante o primeiro ano de vida, mas com uma incidência progressiva até aos 20 anos.

Os especialistas acreditam que a anemia aplástica surge quando o sistema imunitário ataca e destrói as células estaminais da medula óssea necessárias para a renovação das células sanguíneas. A produção de células sanguíneas pode ser recuperada por terapêutica imunossupressora e nos casos mais graves com recurso a transplante de células estaminais hematopoiéticas, nomeadamente do sangue do cordão umbilical.