Teste PCR Saliva à COVID-19 com menos desconforto e mesma eficácia

SYNLAB disponibiliza teste PCR à COVID-19 a partir da recolha de saliva. O teste apresenta a mesma eficácia que o PCR de zaragata e é válido para viajantes.

Teste PCR Saliva à COVID-19 com menos desconforto e mesma eficácia
Teste PCR Saliva à COVID-19 com menos desconforto e mesma eficácia

A SYNLAB já está a disponibilizar o teste PCR a partir de amostra de saliva, para diagnóstico da COVID-19. O teste é elegível para viajar, e apresenta uma sensibilidade e especificidade comparáveis à colheita com zaragatoa, mas provoca menos desconforto.

Para realizar o teste PCR Saliva é necessário lavar a boca com água 30 minutos antes da colheita. Durante esse período não pode comer, beber, fumar ou mastigar pastilha elástica. O teste PCR saliva pode ser realizado em todas as unidades SYNLAB, depois das 10h30, sem marcação obrigatória. No entanto, se efetuar marcação tem prioridade.

A marcação pode ser efetuada através da nova app SYNLAB Access, ou diretamente com a unidade selecionada. Esta app permite ainda consultar os resultados do seu teste COVID-19 (e/ou dos testes de toda a sua família), fazer download do certificado para impressão (no computador) ou adicionar o certificado de resultado diretamente à Wallet (no telemóvel), para um embarque mais rápido se for viajar. Pode instalar a app, através da SYNLAB Access na Apple ou Play Store ou fazer o registo através em https://www.synlab.pt/covid-19/marcacoes.

Os resultados são disponibilizados em português, inglês e outros quatro idiomas, e enviados em 24h a 48h. Se necessitar de resultados mais rápidos, a SYNLAB disponibiliza o teste PCR Express, também em saliva, com resultados entregues até ao final do dia para testes realizados até às 12h00, ou entregues até às 08h00 do dia seguinte, para testes realizados a partir das 12h00. Esta opção está disponível apenas determinadas unidades selecionadas.