Teste rápido único para COVID-19 e Gripe

BioJam coloca no mercado ferramenta de diagnóstico para a COVID-19 e Gripe. O teste rápido permite, como apenas uma recolha por zaragatoa, saber em 15 minutos se uma pessoa está infetada com COVID-19 ou Gripe.

Teste rápido único para COVID-19 e Gripe
Teste rápido único para COVID-19 e Gripe. Foto: DR

A farmacêutica BioJam acaba de lançar no mercado um único dispositivo médico para diagnóstico de COVID-19 e Gripe. O novo teste NADAL COVID-19 Ag+Influenza A/B permite, em apenas 15 minutos e com uma só amostra por zaragatoa, diagnosticar a COVID-19 e Gripe, duas infeções com sintomas muito semelhantes.

O dispositivo de diagnóstico passa a estar disponível numa altura em que há o risco de se cruzar ao mesmo tempo uma “onda” de COVID-19 com uma “onda” de gripe. A dificuldade em distinguir os sintomas das duas doenças, associada à pressão que existe atualmente nos serviços de saúde e seguindo a norma em vigor da Direção Geral da Saúde (DGS), levou a que alguns hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já começassem a realizar, ao mesmo tempo, testes à COVID-19 e à Gripe recorrendo a este teste NADAL.

Carlos Monteiro, CEO e Fundador da BioJam Holding Group, referiu: “Vivemos tempos difíceis que exigem de todos nós a capacidade de nos reinventarmos dia após dia para dar a melhor resposta capaz de combater o pior dos cenários que se antevêem com a chegada do inverno. Assim sendo, consideramos que é fundamental colocar no mercado soluções que permitam diagnosticar possíveis casos de coinfecção pelos dois vírus (gripe e SARS-CoV-2)”.

“Segundo um estudo publicado no Journal of Medical Virology esta conjugação viral gerou, em alguns casos, piores resultados para a saúde. Há comprovadamente o risco de existir uma forte pressão sobre os serviços de saúde caso de intensifique a junção de ondas de gripe e COVID-19”, concluiu o responsável da BioJam.

A realização do teste duplo de antigénio e gripe, que é baseado num duplo sistema de fluxo lateral, não necessita instrumentação, ou seja, o teste é feito com um só dispositivo simples que deteta a presença de antigénios da nucleoproteína viral do SARS-CoV-2 bem como do vírus influenza tipo A e B, em amostras humanas nasofaríngeas.

O teste rápido Duo (antigénio COVID-19 + vírus da gripe), fabricado na Alemanha, constitui uma ferramenta fiável e acessível para detetar focos de infeção em grande escala reduzindo, dessa forma a propagação das doenças e atenuando os riscos inerentes à associação de ambas as infeções.

Para a farmacêutica a utilização de um só dispositivo permite diminuir do risco de erro e identificação, a redução dos recursos humanos alocados para realização de testes, a economia na aquisição de um só teste para realização de dois diagnósticos, redução do desconforto para o doente que é sujeito a uma só recolha, facilidade de uso em ambiente hostil de urgência e a diminuição de resíduos.