Testes gratuitos contra a SIDA na Semana Europeia do Teste

Na Semana Europeia do Teste 2023, de 20 a 27 de novembro, a Liga Portuguesa Contra a SIDA e os Municípios de Lisboa, Odivelas e Loures vão promover testes rápidos ao VIH, Hepatites Víricas e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis.

Testes gratuitos contra a SIDA na Semana Europeia do Teste
Testes gratuitos contra a SIDA na Semana Europeia do Teste. Foto: Rosa Pinto

A Liga Portuguesa Contra a SIDA e os Municípios de Lisboa, Odivelas e Loures associam-se à Semana Europeia do Teste 2023, que decorre de 20 a 27 de novembro. Durante a semana são disponibilizados sessões de rastreio ao VIH, Hepatites Víricas e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis, através de testes.

Em vários locais dos concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, dias e horários, será possível a realização dos testes rápidos, na unidade móvel de rastreios. A iniciativa tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce através da realização de rastreios ao VIH e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis.

Maria Eugénia Saraiva, Presidente da Direção da Liga Portuguesa Contra a SIDA, destaca que “continua a ser muito importante ações de proximidade, para que todas as pessoas tenham oportunidade de conhecer o seu estatuto serológico e assim contribuir para quebrar a cadeia de transmissão do VIH, Hepatites e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis, assim como a Tuberculose. A Semana Europeia do Teste reforça a importância de todos fazermos o teste, promovendo a deteção precoce como estratégia de prevenção e, se necessário, de tratamento.”

Locais e horários disponíveis para a realização dos testes que são gratuitos e confidenciais.